ASSINE
search button

Sindicatos da Vale vão se reunir com trabalhadores da Inco

Compartilhar

Reuters

RIO DE JANEIRO - Representantes dos sindicatos de trabalhadores da Companhia Vale do Rio Doce no Brasil vão se reunir no início de dezembro com os empregados da Inco, produtora de níquel recém-comprada pela gigante brasileira.

O objetivo, segundo Jorge Campos, secretário-geral do Sindiminas, um dos 22 sindicatos da área mineral da Vale, é informar aos trabalhadores canadenses sobre a relação da mineradora com os seus empregados.

- Existem coisas positivas e coisas negativas, como o acordo salarial deste ano que foi bem ruim. Vamos mostrar como é a relação capital/trabalho da Vale - disse Campos à Reuters nesta terça-feira.

Outra meta é conseguir a adesão dos empregados da Inco à Rede CVRD, que pretende unir todos os trabalhadores da companhia em um sindicato único para ganhar força.

- A Rede vai reunir os trabalhadores das várias áreas da Vale, como mineração, metalurgia e química - explicou o sindicalista.

A reunião no Canadá será realizada em 4 de dezembro. Antes disso, no próximo dia 28, os sindicatos se encontram no Brasil para discutir a unificação.

Para fevereiro de 2007 está marcada uma nova reunião, desta vez com empregados da Vale no mundo inteiro, que poderá ocorrer no Canadá ou Moçambique, informou Campos.