Fachin manda resposta ao ministro da Defesa falando em preservação da integridade do processo eleitoral

Em ofício, presidente do TSE ressalta necessidade de diálogo interinstitucional para fortalecer a democracia

Rovena Rosa/Agência Brasil
Credit...Rovena Rosa/Agência Brasil

Documento assinado nessa segunda-feira (13) em resposta a um ofício encaminhado pelo Ministério da Defesa, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, reforça “o necessário diálogo interinstitucional em prol do fortalecimento da democracia brasileira”.

Na mensagem, Fachin acrescenta informações sobre os atos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação, inclusive com a participação de diversas instituições e autoridades ao longo dos últimos anos, todas com papel ativo nas diversas etapas do processo eleitoral. Entre as entidades que sempre participam, o ministro citou o Ministério Público, os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Polícia Federal e representantes das Forças Armadas.

No ofício, o presidente do TSE explica como ocorrem as contribuições, que devem respeitar o calendário eleitoral e normas específicas aprovadas pelo Plenário da Corte, como a Resolução nº 23.673/2021.

“Renovo, no ensejo, os nossos respeitosos cumprimentos a Vossa Excelência, igualmente expressando nossa elevada consideração às Forças Armadas e a todas as instituições do Estado democrático de Direito no Brasil”, finaliza o ministro Fachin. (com Ascom TSE)

Confira a íntegra do ofício.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais