Desvios na Saúde: operação da PF em Manaus faz buscas na casa do governador Wilson Lima

A PF deflagrou operação contra desvios na Saúde do Amazonas. A casa do governador Wilson Lima é um dos alvos dos policiais que cumprem 25 mandados judiciais determinados pelo STJ

Folhapress / Sandro Pereira
Credit...Folhapress / Sandro Pereira

A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta quarta-feira (2) uma operação contra a alta cúpula do governo do Amazonas por supostos desvios na Saúde. Agentes fazem buscas na casa do governador Wilson Lima (PSC). São cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária nas cidades de Manaus, no Amazonas, e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, além de apreensão de bens e valores que ultrapassam R$ 22 milhões.

Os mandados foram determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas teriam realizado contratações fraudulentas para favorecer grupo de empresários locais.

Esta já é a quarta operação realizada em menos de um ano pela Polícia Federal com foco na gestão de Wilson Lima no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas.

Ele deve prestar depoimento no plenário da CPI da Covid ainda nesta quarta-feira (2), para esclarecer a aplicação de recursos federais repassados aos estados no combate à pandemia. (com agência Sputnik Brasil)