INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Anvisa contrapõe Bolsonaro no site do próprio governo federal

E mais: Dezembro Laranja, Miguel e Helena, Mocidade Independente de Padre Miguel, Miguel Morrone, Família Dublemix, Bolsonaro, Lula, Loprete, Boate Kiss, Marcelo Bretas, João Doria etc.

Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]

Publicado em 18/12/2021 às 12:27

Alterado em 19/12/2021 às 08:47

Barra Torres, presidente da Anvisa Foto: reprodução de vídeo

Diria o ex-presidente Lula que "nunca antes na história" deste País se viu coisa parecida.

Em resposta à intimidação por parte do presidente da República, que disse que divulgaria os nomes dos servidores da Anvisa que autorizaram a vacinação de crianças contra covid, a agência usou a própria página do Governo Federal (gov.br) para contrapor Bolsonaro com uma nota corajosa, assinada por todos os diretores.

Vale ressaltar que o almirante Barra Torres, comandante da Anvisa, tem mandato e não pode ser demitido pelo incontrolável capitão.

Segue a nota:

"Em relação às declarações do Sr. presidente da República durante live em mídia social nesta quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunica:

"A Anvisa, órgão do Estado brasileiro, vem a público informar que seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas.

"O serviço público aqui realizado, no que se refere à análise vacinal, é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o gestor do Plano Nacional de Imunizações (PNI), opções seguras, eficazes e de qualidade.

"Em outubro do corrente ano, após seus dirigentes e seu corpo funcional sofrerem ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento.

"A Anvisa é líder de transparência em atos administrativos e todas as suas resoluções estão direta ou indiretamente atreladas ao nome de todos os nossos servidores, de um modo ou de outro.

"A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explícita ou velada, que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão."

Assinam a carta os seguintes diretores: Antonio Barra Torres, diretor-presidente; Meiruze Sousa Freitas, diretora; Cristiane Rose Jourdan Gomes, diretora; Rômison Rodrigues Mota, diretor; Alex Machado Campos, diretor.

 

Macaque in the trees
Detalhe da nota da Anvisa com a logomarca do governo (gov.br) (Foto: reprodução)

 

***

 

Pimpolho

Jair Renan Bolsonaro não apareceu para depor na Polícia Federal, no caso do suposto tráfico de influência.

E ficou por isso mesmo.

 

***

 

Estilo Zózimo

E o Moro, heim?
Foi sem nunca ter sido, dizem as pesquisas.

 

***

 

Aliás

No Twitter, escreveram outro dia que se o Lula “continuar crescendo nas pesquisas, ele será eleito já no réveillon”.

 

***

 

Rabanada

A recomendação dos infectologistas é a seguinte: quem estiver gripado ou resfriado não deve ir às festas de final de ano da família.
É para ficar em casa, ou no quarto trancado. E usar máscaras, caso precise sair da toca para ir ao banheiro.

 

***

 


Socila

João Doria foi dar entrevista a Mario Sergio Conti, nessa sexta (17), de terno preto e tênis branco.
Pavorosamente sem meias.

 

***

 

Só para constar

As coisas não andam muito boas para o juiz Marcelo Bretas em Brasília.

 

***

 

Madame

Já tem gente dizendo em Brasília que “a terceira via é a inflação”.

A ver.

 

***

 

Defesa

O seputado carioca Julio Lopes, que pelo nome não se perca, estava na Rádio Tupi, neste sábado (18) de manhã, se esforçando para defender o presidente Bolsonaro; dizia que o Iphan “era um exemplo de desadministração”.

E a Fetranspor, deputado?

 

***

Boate Kiss

Advogados sérios têm discutido em grupos no Whatsapp que o que o ministro Fux fez ao decretar a prisão dos envolvidos no crime da boate Kiss é “ilegal” e “inconstitucional”.
Fux teria agido “para seduzir a opinião pública”.

 

***

 

Loprete

A jornalista Renata Loprete tem sido uma voz forte e sensata contra as maluquices do presidente da República, no “Jornal da Globo”, diariamente, quase na madrugada.

Vídeos têm sido reproduzidos às pencas nas redes sociais.

A ver.

 

***

 

Frase

O ex-presidente Lula disse o seguinte no congresso da juventude do PT, nessa sexta (17): “O Brasil não tem o direito de ter um único filho seu indo dormir sem ter o que comer, sem tomar um copo de leite, café e pão com manteiga. É a nossa 1ª tarefa, porque qualquer outra coisa pode esperar 1 semana, mas a fome não”.

 

***

 

Datafolha

Bolsonaro baixou no posto médico do Planalto nessa sexta (17).
Teve um pico de pressão. Dor na nuca.

São muitos os índices negativos.

 

***

 

Belo gesto

A Família Dublemix, escola de dublagem, capitaneou uma campanha de doação de sangue para o Hemorio. Foi um sucesso. “Doe vida, Duble vida, Dublagem na veia” acontece periodicamente com alunos de Marcos Cavalcante, CEO da empresa. A instituição, fincada na Tijuca, é engajada em projetos sociais, visa a inclusão e defende a ideia de que a dublagem é inteiramente inclusiva.

 

***

 

Herói do Rio

Macaque in the trees
O atleta Miguel Morrone já ganhou muitos troféus para o Corpo de Bombeiros do Rio (Foto: reprodução)


O bombeiro militar Miguel Morrone, representante do CBMERJ na Meia Maratona do Cristo, que teve largada neste sábado (18) às cinco da manhã e percorreu diversas paisagens deslumbrantes da Cidade Maravilhosa, ficou em segundo lugar. O fim da corrida foi aos pés do Cristo, no Corcovado.

Haja panturrilhas.


***

Carnaval

A robocop Gracyanne Barbosa deixou o posto de rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.

 

***

 

Antivacina

Há um movimento nas redes sociais de denúncias de perfis de pessoas antivacina covid. Objetivo é fazer com que as empresas deletem as contas dos negacionistas.

 


***

Saúde

“Dezembro Laranja”, campanha de prevenção ao câncer de pele, desembarcou na orla do Rio nessa sexta-feira (17), e fica durante o fim de semana, levado por profissionais da Comlurb, com garis abordando a população, distribuindo folders e sachês com filtro solar.

 

***

 

Miguel e Helena

Nomes simples, curtos e bíblicos estão na moda em 2021. Esta foi a tendência observada pelos 7.658 Cartórios de Registro Civil brasileiros responsáveis por apontar os nascimentos dos quase 2.5 milhões de recém-nascidos neste ano. Miguel e Helena foram os campeões, com 28.301 e 21.890 registros respectivamente.

 

***

 

LANCE-LIVRE

*** O paranaense Pedro Cini lança novo single “vambora”;

*** A FreteBras, plataforma online de transporte de cargas, acaba de lançar a 5ª edição do “Relatório FreteBras - O Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil”, com base na análise de 2,5 milhões de fretes durante o terceiro trimestre de 2021. De acordo com o estudo, o volume de fretes rodoviários na região Sudeste aumentou 10% entre julho e setembro deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado;

*** Ação da EcoRodovias entrega presentes de Natal para 124 instituições beneficentes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste;

*** Neste mês de dezembro, a Empresa Gestora de Ativos do Governo (EMGEA) , que realiza a gestão de bens e direitos provenientes da União e das demais entidades integrantes da Administração Pública Federal, disponibiliza para venda direta, 149 imóveis com descontos de até 66%, por meio do seu portal Emgea Imóveis, em parceria com o outlet imobiliário, Resale;

*** O deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) apresentou indicação ao Governador Cláudio Castro solicitando a implantação de um Centro Estadual de Desenvolvimento de Tecnologias na cidade de Petrópolis, região serrana fluminense;

*** A rede de salões de beleza carioca, Walter’s Coiffeur, inaugurou a primeira unidade de salão na Ilha do Governador;

*** A Drogarias Pacheco, empresa do Grupo DPSP que também conta com a marca Drogaria São Paulo, levará no dia 19 de dezembro a magia do Natal à praia do Rio de Janeiro. O bom velhinho desembarcará no Quiosque Baixo Bebê da Geneal, na orla do Leblon.

_______

[LANCE-LIVRE é atualizado até às 23h59 de domingo (19)]

_______

Publique as colunas do JB em seu site, jornal ou revista: [email protected]

Tags: