INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Michelle Bolsonaro é alvo de intolerância religiosa na internet

E mais: 'As Cores de Carolina', Atlético Mineiro, Sergio Moro, Augusto Aras, Tramontina, Clarice Lispector, Uerj, Botafogo, Orçamento Secreto, Marcos Mion, Luciano Huck, Um Lugar ao Sol...

Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]

Publicado em 05/12/2021 às 09:54

Alterado em 05/12/2021 às 10:33

Michelle Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

A primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece na internet em um vídeo gravado no dia da sabatina do André Mendonça que buscava uma vaga no STF.

Na cena ela surge saltitando e mexendo os braços esticados para baixo, num típico gestual das “varoas” frequentadoras de igrejas pentecostais.

Além do movimento corporal, ela “ora em línguas estranhas” – outra típica performance de evangélicos.

(A Bíblia fala o seguinte sobre o assunto: “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”. Atos dos Apóstolos 2:1-4)

Decerto que há pessoas, já disse em vídeo o pastor Caio Fábio, que apenas enrolam a língua na hora de orar, não sendo nenhuma possessão espiritual – apenas "jogo de cena". Mas quem é capaz de avaliar se este é o caso da primeira-dama?

Não demorou muito para o vídeo da primeira-dama viralizar.

E foi o bastante para a mesma turma que reclama de intolerância religiosa, ou defende quem a sofre, pagar na mesma moeda aos evangélicos e mirar a metralhadora em direção à mulher do presidente da República.

A turma precisa aprender que religião é uma coisa, ideologia política, outra.

 

***

 

Carnaval

O Centre National du Costume de Scène, em Moulins, na França, inaugura neste fim de semana uma exposição de alto nível sobre o Carnaval carioca. O museu conserva e trata como patrimônio artístico de verdade figurinos de teatro, ópera e ballet, conta o carnavalesco da Mangueira, o talentoso Leandro Vieira.

Com curadoria de Felipe Ferreira e Delphine Pinasa, a exposição conta com mais de 100 figurinos originais de Rosa Magalhães, Renato Lage, Leonardo Bora, Gabriel Haddad, Alex de Souza e do próprio Leandro, que também assina textos no catálogo com Maria Clara Viveiros de Castro, Felipe Ferreira, Leonardo Bora e Aline Valadão.


Macaque in the trees
Convite da mostra (Foto: Reprodução)

 

***

 

No Pará

O governador Hélder Barbalho disse na CNN Brasil que 400 mil doses de vacinas estão para perder a validade, em seu estado, porque a população se recusa a se vacinar.

Triste.

 

***

 

Nos ares

Tem gente na internet se perguntando “de quem é o jatinho” com o qual o ex-juiz Sergio Moro anda cruzando o país na campanha à Presidência.

A ver.

 

***

 

Informe TV

A nova novela das 21h da Globo, "Um Lugar ao Sol", não é apenas uma das melhores, por conta do roteiro ágil e inteligente.

Também o é pela direção caprichada.

Nessa sexta, o cinegrafista estava embaixo de uma mesa de vidro pegando, daquele ângulo, as personagens que jantavam e contracenavam ali sentadas; um efeito totalmente inovador.

 

***

 

Que sina

Já ficou claro que Augusto Aras veio ao mundo, no caso, à PGR, para virar saco de pancadas do STF.

Com bons motivos, diga-se.

 

***

 

Lula

O ex-presidente Lula continua causando na internet.

Agora mesmo, deu entrevista ao podcast “PodPah”, dos influenciadores digitais Thiago Marques, o Mitico, e Igor Cavalari, o Igão.

O bate-papo literalmente parou as redes sociais.

Nesse sábado à noite, enquanto esta edição do Informe era concluída, o vídeo (abaixo) havia ultrapassado a marca de 6 milhões de visualizações.

 

 

***

 

Rachadinha

Depoimento de Gilmar Marques, que trabalhou no gabinete de Carlos Bolsonaro por sete anos, caiu como nitroglicerina pura no seio familiar do presidente da República.

Morador de Juiz de Fora (MG), ele era servidor da Câmara dos Vereadores do Rio (3h de ida, 3h de volta), disse que não se lembrava o que fazia no gabinete - nem os nomes dos colegas. Também não tinha crachá.

Os promotores investigam se havia a prática da rachadinha no entorno do parlamentar carioca.

 

***

 

TV Globo

Mion e Huck não decolaram, não pegaram.

Audiência caindo, prazo acabando.

Fala-se que a emissora vai "acionar o plano B".


***

 

No Metrô

Chama atenção na internet a foto de um passageiro do Metrô paulistano.

Na bolsa dele a frase: “maconha é planta, droga é Bolsonaro”.

 

***

 

'As Cores de Carolina'

A escritora Carol Machado, que também é professora concursada do município do Rio, lançou nesse sábado, na Bienal, o livro "As Cores de Carolina", pela editora Litteris. A história fala de uma "criança preta que aprendeu a se colorir", ou seja, trata de assunto sério em linguagem para o público infantil - o que deveria ser adotado em todas as escolas.

 

Macaque in the trees
Capa do livro 'As Cores de Carolina' (Foto: reprodução)

Macaque in the trees
Tarde de autógrafos de Carol Machado (Foto: Instagram)

 

***

 

Orçamento secreto

Por essa o chamado “centrão” não esperava.

O vídeo onde o deputado Josimar Maranhãozinho, do PL, aparece transportando calhamaços de notas de real viralizou.

O parlamentar seria dos mais ativos apresentadores de emendas que beliscaram o orçamento secreto apelidado de "Bolsolão" ("o mensalão de Bolsonaro").

A ver.

 

***

 

Justiça

Isso precisa acabar.

O motoboy Caique Augusto Araújo foi condenado a 22 anos e 6 meses de prisão, em São Paulo, porque foi reconhecido por uma “testemunha” de um crime (assassinato). A depoente simplesmente viu o condenado pilotando uma motocicleta, em vídeo na internet, e o achou "muito parecido", mesmo “jeito de pilotar do assassino".

Até aí, nada demais.

Mas o juiz embarcar na história é fato vergonhoso para a Justiça.

 

***

 

Fome

Dados do Ministério da Saúde:

Apenas 26% das crianças do país podem contar com três refeições diárias.

Café da manhã, almoço e jantar.

Vinte e seis.

 

***

 

Fogão

O Cristo Redentor festejou a conquista do título da Série B pelo Botafogo.

Outro dia, um jogo de luz estampava uma enorme estrela no peito do Salvador.

 

 

***

 

Covid

1,7 mil pessoas morreram em apenas 24 horas, nos EUA, de quinta pra sexta.

 

***

 

Uerj

A emoção tomou conta do Teatro Odylo Costa, filho na tarde dessa sexta-feira (3), durante a comemoração do aniversário de 71 anos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no bairro do Maracanã. O evento foi marcado por homenagens aos servidores que completaram 25 e 40 anos de trabalho, pela celebração das conquistas realizadas nesse período e pelo entusiamo por conta do retorno das atividades presenciais.

 

***

 

Teatro

Nessa segunda (6), a peça rodriguiana Toda Nudez Será Castigada, dirigida por Antunes Filho, passa a integrar o acervo digital de Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, disponível na plataforma Sesc Digital.

 

***

 

Cinema

O 16ª Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece 10 a 17 de dezembro, em uma edição hibrida e gratuita, traz 38 filmes de 12 países. Entre as atrações estão a pré-estreia Nacional de "Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo", documentário de Taciana Oliveira.

 

***

 

LANCE-LIVRE

*** A Tramontina premiou o campeão Atlético Mineiro com uma "taça-churrasqueira", seja lá o que isso queira dizer;
*** A partir do dia 7 de dezembro, os famosos bordados de Caicó, município distante 283 quilômetros de Natal, estarão em exposição no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro;

 

_______

[O LANCE-LIVRE é atualizado em tempo real até às 23h59 de segunda-feira (6)]

Publique as colunas do JB em seu site, jornal ou revista: [email protected]

 

 

Tags: