INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Gargalhada amedrontada de Flavio Bolsonaro resume

E mais: Botafogo FR, Pretinho da Serrinha, Wagner Moura, Ciro Gomes, Pandora Papers, José Padilha, Camilo Santana, Delfim Netto, supermercados, Ivan Valente, Auxílio Brasil, Renata Gil, Fernando Haddad, Turisrio, Botafogo Praia Shopping

Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]

Publicado em 23/10/2021 às 08:55

Alterado em 23/10/2021 às 21:30

Flavio Bolsonaro e o amigo Queiroz Reprodução

Talvez estes sejam os dias mais críticos da República bolsonarista.

Nunca antes na história deste país um presidente revelou que chora (de-tristeza-de-medo?) no banheiro; Bolsonaro - com os caminhoneiros no cangote - o fez.

O relatório da CPI resumiu o presidente a pó de brita. Nunca antes na história também...

Os ‘liberais’ de Chicago, enfim, foram derrotados pelos esganados do Centrão. Mesmo Centrão, aliás, que traiu o já ex-todo-poderoso, presidente da Câmara, na votação do projeto anti-Ministério Público. (ascensão de Lula já estaria influenciando o jogo de cartas no parlamento – a ver).

E ainda teve o Queiroga discursando à moda dedo do meio, em defesa do presidente, em Pernambuco, e o comitê técnico do Ministério da Saúde empatando votação da Cloroquina – com os votos a favor estampando as digitais do presidente.

O Alexandre Moraes - ‘Xandão’ nas redes sociais - mandou a PF caçar o blogueiro Allan dos Santos, tido como ‘pensador’ do bolsonarismo, lá nos estates.

Tudo isso culminando com as cenas mais vexaminosas do mundo - para um país dos que mais produzem alimentos no planeta: gente faminta fuçando caminhões de lixo em busca de comida.

(‘Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome’, decretou o filho da dona Canô.)

E foi aí que o Flavio Bolsonaro mandou esta gargalhada nervosa:


***

A frase
Do ator Wagner Moura na “Folha” deste sábado (23):

“Bolsonaro veio do esgoto da história”

Gabinete do ódio ainda não respondeu.

 

***

 

E vai rolar a festa

O Centrão avisou a Bolsonaro que quer o lugar do Paulo Guedes.

Avisou, avisou...

 

***

 

Militares
O ‘partido militar’ ligado ao presidente não gostou da menção que o Guedes fez à ‘ditadura’, na fala dessa sexta durante a visita de Bolsonaro ao ministério.
O ministro criticava o Delfim Netto, e desancou a gestão verde-oliva.

 

***

 

3ª via
Vários edifícios de São Paulo, noite de ontem (sexta, 22) estampavam em letras grandonas verdes e amarelas a frase “prefiro Ciro”.


A ver.

 

***

 

Calculadora
Dólar bateu 5,67 nessa sexta. Quem é bom de contas, por favor, responda: quanto o Paulo Guedes lucrou lá nos cafundós do Pandora Paper’s?

 



***

 

Descarrego
Em meio a tanto ódio e rancor, o governador Camilo Santana, do Ceará, soprou uma lufada de frescor nas redes sociais.
Ontem estava tocando flauta em um vídeo no Twitter.

 

***

 

Camaleão
José Padilha, o cineasta diretor de Tropa de Elite, que confundiu Lula com “cachorro morto” e lançou o documentário “O Mecanismo”, louvando Moro e Lava Jato, agora com Lula nas alturas se diz “enganado” e declara voto no ex-presidente.

Das duas, uma: é tolo ou está pensando na carreira sob o lulismo 22.

 

***

 

Olho grande
Eis a prova de que o setor supermercadista seja talvez o mais ganancioso do pedaço.
Embalar e expor pés de galinha pra vender deveria ser caso de polícia.

 

***

 

É ela!
Nestes tempos de economia em frangalhos, tem sempre alguém que se lembra da inesquecível Maria da Conceição Tavares.

 


 

***

 

Valente
O deputado federal Ivan Valente, do Psol, um homem que prediz o sobrenome, entrou com requerimento no Ministério da Economia pedindo esclarecimentos sobre a quantidade de beneficiários do Auxílio Emergencial que ficará de fora do novo Auxílio Brasil. O parlamentar diz que “falta transparência”. Mais: “Tem muitos gargalos na proposta eleitoreira”.

 

***

 

Moção de Aplausos

É o que, no mínimo, merece a juíza Renata Gil, presidente da AMB, Associação dos Magistrados Brasileiros, por ter capitaneado a transferência de juízas afegãs que fugiram do Taleban. Muitas delas teriam julgado talibãs, e também por isso precisaram fugir do seu país – afora pelo simples fato de serem mulheres.
Renata, quando soube da situação das colegas e familiares, se encarregou da logística, da busca de apoio político, e até dos vistos de viagem tratou.
O resultado pôde ser visto esta semana, com várias famílias desembarcando em Brasília.

 

***

 

Na França

Chama-se Éric Zemmour o “Bolsonaro francês” que está crescendo na disputa à presidência da França.
Quem viver verá.

 

***

 

Rio IPTU
A partir de segunda-feira (25), as certidões de Valor Venal do IPTU serão emitidas de forma on-line, pelo site da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. O documento, que informa o valor venal em até 10 exercícios seguidos, é exigido em processos de regularização cadastral, inventários e financiamentos de imóveis.

 

***

 

Quilombolas
As organizações quilombolas têm até a próxima segunda (25) para se inscrever no edital Quilombolas em Defesa: Vidas, Direitos e Justiça, uma parceria entre o Fundo Baobá para Equidade Racial e a Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas). O edital Quilombolas em Defesa: Vidas, Direitos e Justiça tem como objetivos promover a sustentabilidade econômica nas comunidades, a geração de renda, promover a soberania e a segurança alimentar, além de defender os direitos quilombolas nas comunidades.

 

***

 

Caixa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE) vão analisar denúncia de uso de recursos da Caixa Econômica Federal para promoção política pessoal e propaganda eleitoral por parte do presidente do banco, Pedro Guimarães. A ação, movida pelo movimento sindical bancário e inicialmente apresentada ao Tribunal de Contas da União, foi encaminhada ao TSE e ao MPE por ministros do TCU, que entenderam haver evidências de possível campanha antecipada. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) apoia a medida e defende a ampla e rigorosamente investigação da denúncia.

 

***

 

MAM
Fechada desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, a Cinemateca do MAM será reaberta no dia 28 de outubro. Segunda mais antiga do país e um dos mais relevantes arquivos audiovisuais da América Latina, é também um centro de referência do cinema brasileiro e mundial. De acordo com o diretor executivo do MAM Rio, Fabio Szwarcwald, o espaço será reaberto sob rígidos protocolos sanitários: “Instalamos um ozonizador no sistema de refrigeração da sala, de modo a garantir que o ambiente seja desinfetado diariamente antes da entrada do público”.

 

***

 

 

LANCE-LIVRE

*** Botafogo Praia Shopping promove leilão beneficente de pinturas de Acme, Airá Ocrespo e outros dez artistas urbanos em parceria com coletivo Arte Na Fonte. Parte do valor arrecadado será revertido para compra de alimentos e itens de higiene que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade;

*** A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), participam neste fim de semana da Brazil Travel Market (BTM). A feira acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e está em sua 10º edição;

*** O ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato a governador, Fernando Haddad do PT, participa do talk show intitulado “Saúde São Paulo- Diálogos”, promovido pelo SindHosp - Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo com o objetivo de formatar uma proposta de saúde para o estado. Haddad comparecerá para o talk show no auditório do SindHosp, no próximo dia 26 de outubro (terça-feira), às 17h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da entidade.

*** Repara só: o músico Pretinho da Serrinha, um lorde, está em todas.

*** O Botafogo está embalado, heim.

Macaque in the trees
Nas redes sociais, fala-se que "O Botafogo transa" (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/CBF)

 

Tags: