A frase da semana é do deputado federal Orlando Silva

E mais: Bolsonaro, Moraes, Maria Louca, Anitta, Ceciliano, Pacheco, João Doria, "patriotas", Sergio Reis, Garotinho, society carioca, Niterói, Mata Atlântica, Zé Delivery, Encontrinho Fashion...

Foto: reprodução do Twitter
Credit...Foto: reprodução do Twitter

Maria Louca
O deputado Orlando Silva foi milimétrico ao reagir - no Twitter - ao pedido de impeachment do ministro Alexandre Moraes, do STF, feito por Jair Bolsonaro: ele escreveu que o presidente acha que é um imperador, mas está mais para Napoleão de hospício ou Maria Louca”.

*

Chuveiro pifado
E não passaram nem 30 minutos após o ingresso do pedido de impeachment do ministro do Supremo. O presidente do Senado, que é quem pode aceitar ou não a solicitação, se encarregou de dar um banho de água fria no chefe do Planalto. Na Globonews, garantiu – bem à sua moda de cima do muro, com outras palavras mezzo doces para a ocasião – que não vai deferir.


*

Aliás

Foi curiosa a entrevista de Bolsonaro, no cercadinho do Alvorada, após ter mandado protocolar o pedido de impeachment de Moraes. O presidente garantiu que "é preciso muito equilíbrio" para entrar com uma petição dessa.

Equilíbrio.

*

Cachê
E nessa sexta (20) soube-se que aquele apresentador de TV ou atriz ou cantor sertanejo que tasca elogios a Bolsonaro nas redes sociais e em programas ao vivo é remunerado: recebe cachê do Ministério das Comunicações.

São os “patriotas” com holerite.


*

Guerra nas redes
Militantes anti-Bolsonaro encontraram mais um jeito de irritar bolsonaristas na internet: têm entrado nas transmissões ao vivo de fãs do presidente, onde circulam as ideias mais estapafúrdias e nada republicanas das quais se tem notícia na blogosfera, e anunciado que estão “gravando a conversa para mandar ao STF”.

É um Deus nos acuda toda vez que gaiato faz isso.


*

Doria no Rio

Macaque in the trees
João Doria, governador de São Paulo (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O governador de São Paulo João Doria estará no Rio de Janeiro neste sábado (21) para participar da sexta edição do "Encontros do PSDB pelo Brasil", mobilização que reúne a militância e lideranças tucanas em torno das prévias. Doria concorre na disputa que vai eleger em novembro o candidato do PSDB à Presidência da República em 2022.

*

Berrante
Internauta escreveu o seguinte em uma rede social: “Sergio Reis tocou o berrante para chamar o gado, mas quem apareceu foi a Polícia Federal”.

*

Lesbofobia
A combativa vereadora carioca Mônica Benício, viúva da Marielle Franco, registrou queixa na polícia porque tem sido alvo de ataques LGBTfóbicos nas sessões virtuais do parlamento municipal.

*

Despacho

Macaque in the trees
Anitta (Foto: Reprodução do Instagram)

A cantora Anitta mandou seu advogado processar Andressa Urach, uma espécie de “modelo-atriz”, estilo programa do João Kleber, ex-fiel da Igreja Universal, que a chamou de “macumbeira”.
Sabe-se que Anitta curte um catimbó, mas não precisa espalhar.

*

Arte
A Casa Roberto Marinho, que prepara para outubro uma grande exposição em torno da obra de Burle Marx, com clássicos e inéditos, abre nova mostra de acervo no dia 28 próximo. Na apresentação, o visitante encontrará pinturas de vertentes e períodos variados de Alberto da Veiga Guignard, Antonio Bandeira, Candido Portinari, Carlos Scliar, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, José Pancetti, Lasar Segall e Manabu Mabe.

*

Garotinho
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da Área Ilha do Governador e Bonsucesso, denunciou, na quinta-feira (19), pela prática de tortura, o policial militar Sauler Campos de Faria Sakalem. Ele é acusado de submeter o ex-governador Anthony Garotinho a intenso sofrimento físico e mental, enquanto o político esteve preso na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

*
Meio ambiente
O desmatamento da Mata Atlântica vem atingindo também as principais bacias hidrográficas que compõem o bioma. Das 47 localizadas em Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHs), 35 tiveram desflorestamentos em suas áreas entre 2019 e 2020 – sendo que dez delas concentram 80% do desmatamento total nas bacias. Os dados são do Atlas da Mata Atlântica, estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (INPE/MCTI).

*
Vacina
O Estado do Rio de Janeiro alcançou, nessa sexta (20), à marca de 70,53% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a covid-19.

*
Niterói
A Prefeitura de Niterói tem problemão sanitário para resolver, e precisa ser urgente. Moradores da Rua Noronha Torrezão, que liga a zona norte à zona sul, têm reclamado de uma espécie de “cracolândia” que tem se formado no trecho entre o supermercado Real e a quadra da escola de samba Acadêmicos do Cubango. Vários grupos de três ou quatro pessoas ao longo da rua, munidos de cobertores nas costas, têm sido vistos há meses por ali, andando de um lado para o outro.

*


Falar nisso
O ex-secretário de Saúde do estado do Rio Carlos Alberto Chaves, de 71 anos, morreu de complicações decorrentes da covid-19, nesta sexta-feira (20). Estava internado no hospital da Marinha. O presidente da Alerj, André Ceciliano, se disse triste:

*
Down no society
Uma socialite carioca fez festa de aniversário em hotel de Copacabana, gente aglomerada, nenhuma máscara, e o Rio no foco da variante Delta.
O Society carioca, definitivamente, não está nem aí para a covid.
Enquanto isso, o site O Chic do Rio, que fala dos bacanas cariocas, anuncia que está “de luto”, temporariamente parado, e que voltará assim que puder "sorrir sem máscara".

*

Tecnologia
O Zé Delivery, maior especialista na entrega de bebidas da América Latina, reúne mais de 50 profissionais de tecnologia para 20 palestras gratuitas no The Developer's Conference Transformation, maior conferência de comunidades de tecnologia do Brasil. Os encontros acontecem entre 24 e 26 de agosto, com temáticas focadas nas áreas de tecnologia, produto, design, dados e recrutamento. Inscrições gratuitas.

*


Tacape
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), em conjunto com todas as suas organizações de base, inicia nesse domingo (22) a mobilização nacional ‘Luta pela Vida’, em Brasília. As atividades acontecem até o dia 28 de agosto e buscam reivindicar direitos e promover atos contra a agenda anti-indígena que está em curso no Congresso Nacional e no Governo Federal.

*

LANCE LIVRE

*** Nestes sábado e domingo (21 e 22), o Encontrinho Fashion promove a 16ª edição Liquida Outono/Inverno no Uptown Barra, da 12h às 21h;

*** O Sesc RJ adquiriu o Caribe Park Hotel, em Cabo Frio, onde instalará sua primeira unidade na Região dos Lagos, a 22º no estado do Rio de Janeiro;

*** A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudante (UNE) distribuíram nota de “profunda preocupação e indignação” porque a Uerj iniciou seu segundo semestre com vacância em mais de mil vagas não preenchidas no processo seletivo;

*** A deputada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), 4° Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, promoveu nessa sexta (20), em Brasília, um debate para tratar da situação de vulnerabilidade das mulheres brasileiras no estado de Nova York.



Deputado Orlando Silva, um bom frasista
João Doria, governador de São Paulo
Anitta