INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Oposição marcou a data do novo ato contra Bolsonaro

.

Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]

Publicado em 31/07/2021 às 08:53

Alterado em 01/08/2021 às 16:45

O ex-presidente Lula se encontrou, nessa sexta (30), com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que está no Brasil para a inauguração do Museu da Língua Portuguesa Foto: Ricardo Stuckert

Sindicatos, associações, artistas e partidos de oposição sairão às ruas contra Bolsonaro, mais uma vez, no próximo dia sete de setembro.

*

 A República

Há quem, na Procuradoria Geral da República, tenha enxergado crime de responsabilidade de Bolsonaro ao mandar a Agência Brasil transmitir ao vivo a famigerada ‘live’ onde o presidente apresentaria "provas de fraude na urna eletrônica".
O presidente teria se utilizado de uma empresa pública para fazer campanha política.

Mais:

usou uma empresa pública para atacar instituições públicas: STF, TSE etc.

A ver.

*

Fator Moraes

Raposas felpudas da política em Brasília, mais alguns juristas de gravata Hermès, enxergaram no despacho recente do ministro Alexandre Moraes, do STF, uma medição de forças pra valer com o presidente da República. Algo muito diferente das “reuniões dos três poderes” que o Fux gosta de fazer e em nada resultam (só dão em entrevistas de Fux, cabelos ao vento, na porta do STF). Moraes mandou a PF retomar a investigação contra Bolsonaro no caso da interferência do presidente na Polícia Federal, e estaria disposto a ir a todos os rounds, punhos cerrados, a fim de parar Bolsonaro e seus rompantes de árbitro da "ética" nacional. Moraes, inclusive, teria sido um dos protagonistas do caso do "moleque" acontecido no STF após a última e irresponsável 'live' do presidente.

Mais:

Moraes seria o único membro da alta corte com aquilo roxo para topar uma queda-de-braço de verdade com o presidente da República. Poder o homem tem.

A ver.

Macaque in the trees
O ministro Alexandre de Moraes (Foto: STF)

*

Petróleo na Alerj

A CPI dos royalties do petróleo, na Alerj, que apura a queda na arrecadação de receitas compensatórias da exploração de petróleo e gás no Rio, vai se reunir nessa segunda-feira (2), às 10h, para ouvir representantes da Petronas Petróleo Brasil e da Repsol Sinopc Brasil sobre a execução dos contratos de parceria com a Petrobras no Estado do Rio. A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Alerj.

Aliás:

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro inaugura, na próxima terça (3), às 14h, o plenário da nova sede, no Edifício Lucio Costa, Centro do Rio.

 

*

Chico

O sempre combativo Chico Alencar, cumprindo atualmente mandato de vereador do Rio, escreveu o seguinte no Twitter, nessa sexta (30): "Paulo Guedes diz que 'IBGE ainda está na idade da pedra lascada', criticando a metodologia da pesquisa de emprego. É revoltante demais ver um ministro da Economia desqualificando um instituto de estatística que é referência no mundo".

*

Dona Fernanda

A manifestação da grande atriz Fernanda Montenegro, em vídeo nas redes sociais, sobre o criminoso incêndio na Cinemateca de São Paulo, animou a classe artística. Nos estúdios Globo, o que se comentou foi que há muito os amigos pediam à dona Fernanda um pronunciamento mais forte contra o governo. E já se fala que este não será o último.

A ver.

Macaque in the trees
Fernanda Montenegro em vídeo na internet: 'toda nossa cultura sofre um cala a boca, mas vamos renascer' (Foto: Reprodução)

*

 No catamarã

Na travessia da Baía de Guanabara, eis que um interlocutor do Informe ouviu o seguinte: "em Niterói, há o Executivo e o Legislativo. E a Fetranspor, que manda em todo mundo".

A ver.

*

Luftal

Bastou pegar fogo na Cinemateca para a turma da internet ressuscitar a trôpega trama do "pum do palhaço", contada por Regina Duarte no dia de sua posse no cargo de Secretária de Cultura, personagem que ela foi sem nunca ter sido. Regina seria cotada para a presidência da Cinemateca, mas isto não se concretizou.

Aliás:

O despreparado secretário de Cultura de bolsonaro, que pelo nome não se perca, disse que a culpa do incêndio da Cinemateca "é do PT".

Macaque in the trees
E o PT? (Foto: Meme do Twitter)

 

*

Caldeirão

A Globo já decidiu o nome do substituto do Luciano Huck nas tardes de sábado: Marcio Garcia. 

A ver.

Macaque in the trees
Marcio Garcia no lugar do Huck (Foto: TV Globo)

*

 Congresso

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ) promoverá entre os dias 9 e 12 de agosto o seu 38º Congresso. O evento será realizado pela segunda vez em formato virtual, com palestras pré-gravadas e transmissões ao vivo de estúdio no Centro de Convenções SulAmérica. Serão cinco salas simultâneas e quatro dias de intensa programação científica com mais de 200 palestrantes. Haverá apresentações de estudos e artigos destacados nos mais recentes congressos internacionais. Inscrições gratuitas.

*

Espalha bolinho


Não são poucos os amigos do esporte que criticam a postura do surfista Gabriel Medina desde que o rapaz começou a namorar a modelo Yasmin Brunet. Afora a briga dele com a família, que teria começado por interferência da namorada, Gabriel teria se afastado de velhos companheiros.

Mais:
Entre os críticos, a Yasmin, aliás, seria "complicada de lidar".

Macaque in the trees
Gabriel Medina (Foto: WSL/Dunbar)

*

Ugo Giorgetti

Na sexta (6), o cineasta paulistano Ugo Giorgetti ganha retrospectiva de sua obra e pré-estreia nacional das suas duas mais recentes produções, a ficção Dora e Gabriel, de 2020, e o documentário Paul Singer, uma utopia militante, de 2019. Até 5 de outubro, a Itaú Cultural Play terá apresentado 14 de seus principais filmes, como?Festa,?Sábado?e o clássico?Boleiros, e outros menos conhecidos como o drama Jogo duro, sua estreia na ficção em 1985.

*

Parkinson

Michael J. Fox, o ator que interpretou Marty McFly nos icônicos filmes De Volta para o Futuro, sofre de mal de Parkinson. Atento, criou uma fundação que leva seu nome para contribuir com as pesquisas a respeito da doença que afeta mais de seis milhões de indivíduos no mundo. Associada à IBM, a Michael J. Fox Foundation está à frente de um novo programa que utiliza inteligência artificial para prever a progressão da doença, permitindo que haja terapias mais específicas e eficazes.

*

Indústria

O presidente da Rio Indústria, Sérgio Duarte, se reuniu com o prefeito Eduardo Paes para apresentar algumas propostas de melhoria do ambiente de negócios na cidade do Rio. Concluir a obra do BRT TransBrasil e promover a revitalização econômica no eixo da Av. Brasil, atraindo investimentos industriais, é uma das metas.

Quem viver, verá.

*

Vinho

A vinícola Garibaldi, cooperativa comandada por 434 famílias da cidade que tem seu nome, no Sul, está completando 90 anos em 2021 e lançou dois rótulos para comemorar: o espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut  - uvas Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%) - e o Granja União Merlot Rosé - com aromas de frutas vermelhas.

*

LANCE LIVRE

*** Até dia 8, o Riosul shopping celebra o dia dos pais com a campanha "Confiança que cabe nesse abraço", inspirada nas brincadeiras entre pai e filho;

*** Entrevista de Bolsonaro para o Ratinho, do SBT, nessa sexta (30), ficou em terceiro no Ibope;

*** A cervejaria Hoegaarden está lançando no Brasil a Witiber 0,0% álcool, produzida com trigo cru, sementes de coentro e raspas de casca de laranja. Disponível em latas de 330 ml no Empório da Cerveja;

*** Em São Paulo, em um muro, picharam a frase "viva Borba Gato" sobre uma pintura do rosto da vereadora Marielle Franco. São Paulo nunca decepciona (contém ironia);

*** "Mais de 122 mil casos de covid nas últimas 24h nos EUA com 49% da população vacinada com duas doses e 57% com 1. Ontem foram 92 mil casos. Crescimento exponencial", diz o cientista Miguel Nicolelis;

*** Poucos dias após a morte de Orlando Drummond, outro grande dublador faleceu nessa sexta-feira (30). Mário Monjardim, famoso por dar voz a personagens icônicos como Pernalonga em Looney Tunes e Salsicha em Scooby-Doo.

Tags: