INFORME JB

Por Jornal do Brasil

[email protected]

INFORME JB

Niterói segue combatendo a covid-19 com talento

.

Por MARCIO.G, [email protected]
[email protected]

Publicado em 24/07/2021 às 09:04

Alterado em 26/07/2021 às 12:00

Antes que alguém cantasse 'a pira do vovô não sobe mais', Eduardo Paes correu nessa sexta (22) de manhã para reavivar a pira olímpica do Rio, nas cercanias da igreja da Candelária. É que, acesa na quinta (21) para arder enquanto os Jogos de Tóquio movimentam o mundo, na madrugada o fogo apagou, ou pelo vento, ou por algum desavisado de baixo-astral. Paes alegou que as primeiras chamas se originaram de um 'isqueiro barato', e mandou alguém reforçar o 'querosene'... Foto: rerodução/Twitter

Enquanto Eduardo Paes e João Doria "brigam" no Twitter na busca do alto do pódio de melhor administrador da vacinação no Sudeste, Niterói (RJ), que tem um prefeito de sobrenome olímpico, Axel Grael, segue comendo pelas beiradas: 80% dos moradores com mais de 18 anos já receberam a primeira dose e, nessa sexta (22), a Prefeitura anunciou que começaria a imunizar os adolescentes (primeiro os com comorbidades ou deficiências permanentes). Sem falar que os cofres do município estão recheados, administrados com mão de ferro pela secretária de Fazenda de Salvador (BA), Giovana Victer, que, antes de aportar nas paragens baianas, exerceu o mesmo cargo controlador na terra do índio Araribóia.

***

Neymar e a Delta

Macaque in the trees
Neymar leva a pandemia na flauta (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

Neymar, o craque de inegável talento dentro das quatro linhas, anda confirmando com louvor ser mais um daqueles milionários que, de tão ricos, têm apenas dinheiro mesmo. Só isso explica a inadmissível aptidão do rapaz em aglomerar e não pensar na coletividade. Não são poucas as festas que a estrela da Seleção dá em sua casa de Guaratiba (RJ), quando está no Brasil, e sempre proibindo o uso de smartphones pelos convidados, para ninguém filmar aglomeração em plena pandemia. Agora, mais recentemente, já começa circular à boca pequena o convite do rapaz para mais um rega-bofe à beira mar, tudo no mais profundo secreto.

Com a variante Delta já dando o ar de sua (des) graça nas paragens fluminenses, o que preocupa é a turma do serviço (rico não dá festa sem serviçais), pois amigo de Neymar tem cartão de crédito para pagar a conta do Copa Star.

Mas e a turma da cozinha, que chega em Mangaratiba de van, ou de ônibus, depois de horas amargosas dentro de um trem da Supervia até a Central?

A não ser que a dona Nadine, mãe do artilheiro, vá para a cozinha fritar as coxinhas...

***

Hospital

Denúncias de que o Hospital Federal da Lagoa está sendo loteado entre a iniciativa privada.

A conferir.

***

A milícia de Bolsonaro

Todo bom observador da vida nacional já reconhece que, se não, até agora, conseguiu seduzir as Forças Armadas a dar um golpe para mantê-lo no poder como um Bashar al-Assad de chinelos Rider, Bolsonaro já conseguiu amealhar a turma menos medalhada das polícias militares e guardas municipais Brasil afora. Não têm sido poucas as prisões de pessoas que se manifestam contra o presidente, e agora, nessa sexta (22), foi a vez do vereador de Curitiba Renato Freitas, do PT. Ele estava na praça anunciando o ato de protesto deste sábado (24) contra Bolsonaro, chamando a população a comparecer, e uma turma de guardas civis bolsonaristas achou-se no direito de encaminha-lo à delegacia. Com truculência.

Se a turma da toga não tomar uma providência na base da urgência, a lenda do cabo e do soldado vai se achar no direito de quebrar as portas das carmens lúcias.

A ver.

***

Oxóssi e Paulinho

Bastou o craque Paulinho, da Seleção, fazer em pleno campo um gesto em louvor ao orixá Oxóssi, comemorando seu gol (o quarto do time) contra a Alemanha, para a Mocidade Independente de Padre Miguel convida-lo a desfilar no carro abre-alas, no próximo Carnaval. É que o enredo da agremiação é exatamente sobre Oxóssi, o "dono da cabeça" do jogador (é assim que se fala no Candomblé - "dono da cabeça").

Paulinho já aceitou.

Se a variante Delta deixar ter Carnaval.

***

Menina de Oyá

Macaque in the trees
Bethânia pode virar mãe-de-santo? (Foto: Divulgação)

Na mesma seara dos atabaques, na Bahia, o que se comentava no restaurante da Dadá, no Pelourinho, outro dia, é que os búzios do Terreiro de Gantois já cantaram a pedra: apontam o nome da cantora Maria Bethãnia como sucessora da Mãe Carmen. O que não quer dizer que a Mãe Carmen esteja doente ou vá deixar o posto de ialorixá número 1 do Brasil. 

É planejamento para o futuro, os orixás são organizados e metódicos.

Quem conhece Bethânia sabe que ela não diz não para Oyá.

***

Praça da Bíblia

O filho do ex-governador Garotinho, Wladimir Garotinho, mandou construir em Campos dos Goytacazes, onde vem prefeitando desde a última eleição, a Praça da Bíblia

Para a turma evangélica se reunir ao ar livre.

***

Vida longa a Mamberti

O ator Sergio Mamberti está hospitalizado em São Paulo por determinação médica. Com 82 anos de idade, o artista, que recentemente teve sua biografia “Senhor do Meu Tempo” lançada pelas Edições Sesc SP, acabou contraindo uma pneumonia devido à mudança climática que provocou quedas de temperatura. Segundo familiares, ele teve uma passagem rápida pela UTI, mas se encontra em plena recuperação e, em breve, estará em casa. Mamberti agradece a dedicação da equipe clínica que o acompanha, assim como o carinho de todos que estão contribuindo para superar este momento.

***

O pichador e a socialite
Picharam o seguinte no muro perto da Central: “Só Jesus tira o bolsonarismo do corpo das pessoas”. É para refletir sobretudo quando se vê uma socialite do baixo clero carioca, nas redes sociais, por puro bolsonarismo, debochar da aparente coça que a deputada Joice Hasselmann teria levado em Brasília, outro dia. Tudo porque a Joice não comunga mais da “fé no mito”.
Mulher debochando porque outra apanhou justifica o pichador.

***

Aposta no Networking

Organizados pela consultora Isabel Ayres, empresários e profissionais liberais, principalmente da cidade do Rio, lançam na terça (27) o Sistema Networking de Negócios do Brasil (SNNBrasil). O objetivo é, pela indicação mútua dos produtos e serviços dos parceiros, fazer frente à crise que se agravou com a pandemia."A nova forma de agir e pensar dentro do mercado, hoje, é o networking para gerar negócios entre empresários", diz Isabel, que também tem formação em Psicoterapia e Marketing.

O evento será na tradicional Real Veículos, a mais antiga concessionária da Volkswagen na cidade, localizada na Vila da Penha, e que é um dos parceiros do sistema. No grupo inicial do SNN há, por exemplo, uma marca de roupas masculinas, uma empresa especializada em festas e eventos e profissionais da área de saúde. E a inciativa já chamou a atenção além dos limites do Rio, com a chegada de uma grande empresa do setor de energia solar, a Finehra, com sede em Belo Horizonte, além de outras em vista.

O grupo é capitaneado por Isabel, com o apoio da contadora e auditora Beatriz Sarti e da jornalista Bete Nogueira. Juntando suas especialidades, elas ajudam a montar novas estratégias nas empresas e promovem a divulgação das marcas.“Hoje, estamos e procuramos vários parceiros empreendedores, do micro ao macro, que fazem a diferença entre si e no mercado brasileiro, valorizando o nosso PIB. ‘Se vocês sonharem, juntos podemos realizar’ é o nosso lema”, finaliza Isabel.

***

A Ambev e a Cufa

A Ambev, junto com diversos parceiros, produziu 270 mil unidades de um alimento líquido achocolatado à base de malte, adicionado de nutrientes, para doação. A bebida pronta para consumo será doada para famílias assistidas pela Cufa (Central Única das Favelas) e Gerando Falcões para ajudar na alimentação em comunidades vulneráveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Desenvolvida dentro da Ambev após diversos estudos e análises, a bebida é considerada um alimento líquido pronto para o consumo à base de água e malte - ingrediente considerado altamente nutritivo - rico em vitaminas A, B6, D e E, fonte de vitaminas B1 e B2, Cálcio e Magnésio e adicionado de proteína vegetal.

A inovação foi feita em parceria com outras empresas como Tetra Pak, GlobalFruit, Smurfit Kapa, Vogler, MCassab, Tereos e Primeserv, e pode contribuir para complementar a alimentação de algumas famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

As doações começaram quarta (21), no Rio de Janeiro, com apoio da Cufa, que faz a entrega em comunidades cariocas. Em SP, as doações devem acontecer a partir do dia 27, com apoio da Gerando Falcões em comunidades da Zona Leste.

***

Pré-sal

A Petrobras divulgou seu relatório de resultados operacionais do segundo trimestre de 2021. Dentre os principais destaques está a produção do pré-sal, que alcançou 1,96 milhão de barris de óleo equivalente (boed), representando 70% da produção total da companhia, um percentual recorde. A produção média de óleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural alcançou 2,8 milhões de boed por dia, 1,1% acima do primeiro trimestre. Os resultados foram obtidos devido à continuidade do ramp-up das plataformas P-68 (campos de Berbigão e Sururu) e P-70 (campo de Atapu), que atingiu a capacidade máxima de produção permitida, de 161 mil bpd, em menos de 13 meses.

***

Angélica aborrecida

O que se comenta nos corredores da TV Globo é que a apresentadora Angélica, muher de Luciano Huck, estaria aborrecida com a direção artística da emissora que não cumpriu a palavra de reaproveita-la em alguma atração da Vênus Platinada. Como se sabe, Angélica está fora do ar há tempos, e teria havido um trato dos altos diretores com o Huck, de trazer Angélica de volta à grade de programação como promessa pela renovação do contrato dele.

Angélica acha que Huck não está empenhado em ajudá-la neste quesito.

***

Setor elétrico

Na próxima sexta (30), a Academia Nacional de Engenharia ANE), em parceria com o Ibep, promove uma mesa-redonda para debater a situação do setor elétrico nacional, que tem deixado muita gente em estado de alerta. O governo afirma que tem concentrado esforços para evitar racionamento.

A mesa-redonda “Alternativas para o Setor Elétrico Brasileiro” abordará a governança do setor, interferências externas, matriz de suprimento, operação do SIN e sobre como lidar com o trade off: segurança do suprimento x custo.

***

Botafogo sem rumo

No mundo esportivo, não são poucas as críticas à atual direção do gigante Botafogo FR. O caso mais recente dá conta da (não) contratação do técnico Lisca Doido para assumir o futebol profissional. Teriam tratado Lisca como quem trata Joel Santana, o que o "professor" não teria sentido firmeza.

Até que Lisca, já contratado pelo Vasco, declarou que ficou impressionado com a vontade dos diretores cruz-maltinos de leva-lo a São Januário: foi marcante o fato, conta Lisca, de um diretor vascaíno aportar em Porto Alegre, de um dia pro outro, para conversar olho-no-olho.

Lisca gostou.

***

Justiça Federal

Na Justiça Federal de Niterói (RJ), um médico cardiologista tem feito perícias (para conceder ou não auxílios doenças do INSS) em casos de ortopedia. Ganha por produção, e talvez por isso faça muitas.

A Defensoria Pública da União diz que não há lei que proíba. E o juiz da vara, o que parece, não toma providências para afastar o perito de casos que não sejam sua especialidade.

Acometido por uma severa hérnia de disco, um contribuinte teve do doutor parecer favorável de volta ao trabalho.

Reclamar a quem? Ao general Heleno?

*** 

LANCE LIVRE

*** Movimentos sindicais marcaram para este sábado (24) protestos nas ruas de várias cidades do Brasil contra o presidente Bolsonaro. Nas redes sociais o evento é anotado com a hashtag #24JForaBolsonaro;

*** Também neste sábado (24), a Prefeitura de Duque de Caxias promove a vacinação com a segunda dose de Atrazeneca antecipada para quem recebeu a primeira dose antes da data de 25 de maio;

*** De olho nas próximas eleições, a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – Abrig realiza o debate “O Panorama Político do Rio de Janeiro rumo a 2022”, evento on-line que será transmitido no próximo dia 5 de agosto, às 10h, via plataforma Zoom;

*** Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será realizada na próxima terça-feira (27), às 9h, a palestra técnica on-line “Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado”, com o especialista João Dimas Garcia Maia.

INFORME ZAP: 21 98372 2847

Tags: