EDUCAÇÃO

Ibmec RJ abre a captação de startups para o Hubs

O Ibmec Hubs Rio é um ambiente que estimula o networking e o empreendedorismo, além de dar suporte para o desenvolvimento de boas ideias

Por EDUCAÇÃO JB
[email protected]

Publicado em 24/02/2022 às 19:13

Alterado em 24/02/2022 às 19:13

Até o dia 31 de março, o Hubs Rio está recebendo inscrições de startups para participar de seu segundo ciclo. O Hubs é um local colaborativo focado no desenvolvimento das empresas e em sua jornada de inserção no mercado, além de suas possibilidades de crescimento. O espaço também disponibiliza programas estruturados para formação e orientação aos novos empreendedores, networking e acesso a mentoria de empresários e profissionais do mercado.

No primeiro ano de atuação (2021), o Ibmec Hubs Rio auxiliou na estruturação e crescimento de 11 startups. Algumas das empresas que passaram pelo desenvolvimento e mentoria saíram da fase de incubação com um crescimento de 600% em faturamento e conseguiram atrair o interesse dos investidores, mas também tiveram as que duplicaram a base de clientes e ou até quem conquistou seus primeiros clientes durante o programa.

Segundo dados da Startup Base, da Abstartups, o Brasil tem hoje mais de 13 mil startups e o Rio de Janeiro é a segunda cidade com o maior número, perdendo apenas para São Paulo. “O empreendedorismo tem crescido nos últimos anos e recebeu um impulso com a pandemia. Empreender hoje é visto como uma opção, uma trajetória de carreira e não como um plano B ou último recurso quando o mercado não consegue absorver os profissionais, como era percebido antigamente”, enfatiza Lucimar Dantas, Head do Hubs Rio.

O Ibmec Hubs Rio disponibiliza programas estruturados para formação e orientação aos novos empreendedores. Em 2022, o Hubs vai se dividir em três programas: Incubação, Tração e Investimento. Esses programas foram desenhados de forma a apoiar essas empresas em etapas distintas de seu desenvolvimento.

O programa de Incubação – que foca em startups no estágio inicial de desenvolvimento e será gratuito – está com 20 vagas e aceita as inscrições até 31 de março. No segundo semestre haverá oportunidade para negócios mais maduros com as etapas de Tração e de Investimento.

Na etapa Tração, o objetivo é acelerar as atividades comerciais das startups participantes. Tem duração de seis meses, e os empreendedores participantes terão seus processos comerciais acompanhados de perto por mentores e especialistas da área. E na fase Investimento, o Hubs oferece um programa de dois meses para preparar os empreendedores para a captação e a conexão com potenciais investidores.

O Hubs tem sede nos dois campi do Ibmec RJ, na Barra da Tijuca e o no Centro, com capacidade para receber até 20 startups. As inscrições vão até o dia 31 de março e são destinadas para alunos e ex-alunos da instituição e à toda comunidade empreendedora. Após o período de a inscrição, as propostas serão analisadas pela Comissão de Avaliação e no final do mês de abril serão divulgadas as startups aprovadas.

Mais informações
Inscrição: até 31 de março
Selecionados: até 30 de abril

Tags: