EDUCAÇÃO

Fies: Bolsonaro perdoa até 92% da dívida para estudantes de baixa renda

O governo federal vai permitir a estudantes a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); assunto foi trazido á tona como meta de novo governo pelo ex-presidente Lula, há meses

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 02/01/2022 às 10:10

Alterado em 02/01/2022 às 10:39

[Bolsonaro] 'Não há nada oculto que não seja revelado' (Lucas 12:2) Foto: Antonio Lacerda/Ansa

A medida provisória foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (30).

A renegociação de dívidas do Fies deverá ser realizada por meio dos canais de atendimento a serem disponibilizados pelos bancos.

Entre as mudanças, ela traz as condições para que contratos firmados até o segundo semestre de 2017, e que estejam com débitos vencidos e não pagos, possam ser regularizados.

Para estudantes com mais de um ano de atraso nos pagamentos, a norma prevê desconto de 92% da dívida consolidada para aqueles que estão no Cadastro Único ou foram beneficiários do auxílio emergencial, e de 86,5% para os demais estudantes.

 

 

Dentre as facilidades está o parcelamento das dívidas em até 150 meses (12 anos e meio), com redução de 100% dos encargos moratórios.

Como essas dívidas já são consideradas irrecuperáveis pelo governo, a medida não tem impacto fiscal.

Bolsonaro prometeu o perdão depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provável candidato do PT à eleição em 2022, disse que iria anistiar estudantes inadimplentes. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: