ARTIGOS

Muito barulho, carroça vazia

.

Por TARCISIO PADILHA JUNIOR
[email protected]

Publicado em 14/04/2021 às 11:18

Alterado em 14/04/2021 às 11:20

.. ..

Muito barulho,
carroça vazia.
Sabedoria interiorana

Como usualmente se age em função do que se vê, em meio ao ritmo acelerado da vida cotidiana, o esforço sustentado para ver abriga sentido moral. Uma visão incapaz de dar sentido ao sofrimento humano não serve para nada.

Daí a visão que se constrói sobre inteligência de homens e mulheres que adquiriram consciência do poder crítico da razão. Nenhuma teoria ou modelo pode ser mais fundamental do que outro, todos hão de ser compatíveis. A concepção sistêmica vê o mundo em termos de relações e de integração. A atividade dos sistemas envolve um processo conhecido como transação, interação simultânea e mutuamente interdependente entre componentes múltiplos.

Uso sistemático de "influência assimétrica" na resolução de conflitos entre agentes públicos é a regra hoje no País. Assim que governo e oposição não exercem em plenitude seu papel na ampla discussão de temas polêmicos. Não são mais as instituições que criam o sentimento de pertencer, e sim o sentimento de pertencer que torna as restrições institucionais aceitáveis; assim constitui um meio de abaixar o custo das transações, pelo aumento da transparência.

A moderna sociedade organizada em rede congrega uma multidão de indivíduos que possuem opiniões sobre os seus interesses, sobre interesses da sociedade, e ainda sobre prováveis políticas de se promover tais interesses. "O que se denomina vagamente bom senso é mais complexo do que a maioria das admiradas especialidades técnicas ", afirma Marvin Minsky. Embate político acerca da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre covid-19 é sintomático.

Líderes precisam ser ampla e profundamente sensíveis aos ambientes político, econômico, social e cultural. Isso lhes permite realizar uma avaliação das restrições ambientais e dos recursos necessários para alcançar objetivos. Por muito tempo acreditou-se que sucesso econômico dependia exclusivamente de administração tecnocrática. Novas condições de concorrência, exigência de produção diversificada. informatização do trabalho mudaram o quadro..

Para que uma sociedade seja realmente saudável e estável , tem de chegar a certos princípios éticos comuns. É sempre melhor quando membros de uma sociedade chegam a princípios éticos comuns de maneira voluntária. O curso de ação escolhido por uma sociedade provavelmente depende mais das oportunidades existentes que de preferências abstratas.. Com efeito, a criação dessas oportunidades depende essencialmente da expansão do conhecimento.

Cooperação voluntária entre pessoas dá origem a organizações melhores e mais esclarecidas do que aquelas que o Estado pode criar., usa mais informações e conhecimentos do que um indivíduo, isolado, ou governo, pode possuir.

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Editora Multifoco, 2019)