Empresa da Embraer apresenta plano para usar carro voador no Rio de Janeiro

Planejamento desenvolvido pela Eve foi elaborado com a cooperação de 11 parceiros estratégicos e entidades governamentais

Foto: Embraer
Credit...Foto: Embraer

A Eve publicou nesta quarta-feira (4) o Conceito de Operações (Conops) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no Rio de Janeiro, com diretrizes para uso do carro voador.

O documento é inédito no Brasil e reúne dados e análises que abrangem a perspectiva, pontos de atenção, necessidades, jornada de passageiros, serviços e suporte operacionais de veículos eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica).

O Conops foi desenvolvido por meio de cooperação com 11 parceiros estratégicos e entidades governamentais, como como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a concessionária RIOGaleão, relata o comunicado da Eve.

 

 

"[...] Este documento colaborativo foi elaborado para entender melhor as características e desafios enfrentados por esse meio de transporte. Também traz informações sobre o ecossistema UAM que podem não apenas ser adaptados, mas também desenvolvidos com soluções para garantir uma expansão segura e sustentável", afirmou Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frotas da Eve.

A concepção do Conops contou com um período de operações de voo realizadas em novembro do ano passado, conectando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e simulando o ecossistema de UAM com a utilização de um helicóptero.

A empresa também incentiva interessados a mandarem comentários para o e-mail disponibilizado no site, no intuito de, com as sugestões, evoluir o Conops. (com agência Sputnik Brasil) 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais