CADERNOB

1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra, em SP, terá 'Quilombinho' para educar crianças

Debates sobre cultura, história e tecnologia e apresentações musicais estão entre os destaques da programação

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 20/11/2021 às 08:12

Alterado em 20/11/2021 às 08:44

O resgate da história de personalidades negras, como Machado de Assis, está na pauta do evento Foto: reprodução/Instagram

A cidade de São Paulo sedia, a partir deste sábado (20), a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra. O evento, promoção da prefeitura, será realizado de 20 a 22 de novembro no pavilhão Oeste do Anhembi, na zona Norte. Debates sobre cultura, história e tecnologia e apresentações musicais estão entre os destaques da programação.

Neste sábado (20), as discussões começam às 10h, com “Combate ao Racismo entre presente, passados e futuros”, temas debatidos por Irene Vida Gala, Elisa Lucas, Kenia Maria, Judith Morrison, Edna Roland, Adriana Vasconcellos e Marta Suplicy. Na área musical, o palco principal abre às 18h, com show de Xande de Pilares, que recebe Leci Brandão. Na sequência, o rapper Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte para uma performance.

De acordo com a prefeitura, devido à pandemia de covid-19, será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no pavilhão, e os presentes deverão apresentar o passaporte da vacina (a carteira de vacinação ou os comprovantes dos aplicativos ConecteSUS, Poupatempo Digital, ou o e-saúde SP). Será necessário, para quem ainda não tomou a segunda dose, a apresentação do teste RT-PCR realizado até 48 horas antes do evento ou do antígeno, feito com até duas horas de antecedência da entrada.

Iniciativa é do projeto Farol Antirracista, a exposição tem como objetivo engajar a população no combate ao racismo estrutural. O evento contará com debates, apresentações artísticas e receberá especialistas e autoridades de todo o mundo.

"O Quilombinho é parte essencial da I Expo Internacional da Consciência Negra. Por isso, foi pensado com imenso carinho para que nossos pequenos conheçam e se reconheçam na história do povo negro. Por acreditarmos que a Educação é a base que solidificará as mudanças estruturais da sociedade em que vivemos, esse espaço levará, de forma lúdica, conhecimentos e experiências que coloquem a criança no centro da construção de uma nova história para essa cidade. Dentre as atividades, o público infantil encontrará jogos e brincadeiras de raízes africanas e uma experiência de empoderamento da identidade negra. Educar as crianças de maneira antirracista é garantir uma sociedade mais igualitária. Que mundo você quer para os seus filhos?", diz texto no Instagram do evento. (com Agência Brasil)

Tags: