Ceará declara toque de recolher em todo o estado para tentar conter a covid-19

.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Credit...Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que, a partir desta quinta-feira (18), todo o estado vai ter um toque de recolher entre 22h e 5h, com exceção de profissionais de serviços essenciais, pelos próximos dez dias.

Outra medida é a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas. Todos os espaços públicos fecharão às 17 horas.

"Quero fazer um apelo para que as pessoas se conscientizem para importância de atender as recomendações das autoridades sanitárias. Precisamos diminuir a circulação de pessoas no Ceará e ainda assim não atingir fortemente a economia", afirmou Santana.

O novo decreto de isolamento social estende algumas restrições definidas para o período de Carnaval, incluindo barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal, e horário reduzido de atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais. 

Todo o funcionalismo público não essencial trabalhará de forma remota, e o governo do estado também recomenda que o setor privado faça o mesmo.

Cinco hospitais de Fortaleza estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com covid-19. A média geral de ocupação dos leitos de UTI da cidade é de 89,56%. (com agência Sputnik Brasil)