Novo ataque dos EUA contra embarcação no Caribe deixa 3 mortos

Pentágono prometeu continuar 'caça' a traficantes

Por JB INTERNACIONAL

Navios da Marinha americana estão posicionados no Mar do Caribe

Um ataque aéreo dos Estados Unidos contra uma embarcação no Mar do Caribe matou três pessoas, informou o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, na madrugada deste domingo (2) em uma publicação no X.

"Este navio, assim como todos os outros [que os EUA atacaram] era conhecido por nossa inteligência por estar envolvido no tráfico ilícito de drogas", justificou Hegseth, acrescentando que "três narcotraficantes estavam a bordo da embarcação durante a ofensiva, realizada em águas internacionais". Ele ainda prometeu "continuar" com a "caça e a execução" dos supostos envolvidos com o tráfico de drogas.

A declaração do líder do Pentágono recebeu aval do Departamento de Justiça americano, que informou ao Congresso que o presidente Donald Trump pode continuar suas operações antidrogas na América Latina.

De acordo com o órgão, a ação não está sujeita à Resolução dos Poderes de Guerra de 1973, que exige aprovação do Congresso para a continuidade de operações militares hostis após o prazo de 60 dias, que no caso, expira nesta segunda-feira (3), depois que o governo informou, em 4 de setembro, que havia realizado o primeiro ataque contra uma embarcação suspeita de tráfico de drogas na costa da Venezuela dois dias antes.

Segundo os EUA, até o momento, 64 pessoas foram executadas por seus militares em ataques no Caribe e no Pacífico ocorridos em 16 embarcações. (com Ansa)