Após Bolsonaro ser condenado pelo STF, deputados dos EUA acusam Trump de minar a democracia no Brasil

Em carta, parlamentares democratas acusam Trump de impor tarifas ilegais para apoiar Jair Bolsonaro, condenado por trama golpista

Por JB INTERNACIONAL com Brasil 247

Trump

Por Paulo Emílio - Deputados democratas dos Estados Unidos divulgaram, na noite dessa quinta-feira (11), uma carta em reação à condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da ação penal em que o ex-mandatário foi acusado de tramar um golpe de Estado. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da "Folha de S.Paulo", os parlamentares acusam o presidente Donald Trump de adotar medidas que enfraquecem as instituições democráticas brasileiras.

Segundo os deputados Gregory W. Meeks, Joaquin Castro e Sydney Kamlager-Dove, Trump teria imposto tarifas de 50% sobre exportações brasileiras como forma de interferir no processo judicial contra Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por conspirar para derrubar o resultado das eleições presidenciais de 2022.

Carta de democratas em reação à condenação de Bolsonaro
“O sistema judiciário brasileiro concluiu o processo criminal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o considerou culpado de conspirar para derrubar os resultados das eleições presidenciais de 2022”, diz o documento. Para os parlamentares, os Estados Unidos devem apoiar a democracia brasileira, em vez de miná-la com medidas comerciais.

Acusações contra Trump e impacto econômico
Ainda de acordo com a reportagem, os democratas afirmam que Trump abriu uma “guerra comercial” para proteger Bolsonaro. Essa decisão teria afetado não apenas o Brasil, mas também a economia doméstica dos Estados Unidos.

“O fato de Trump ter travado uma guerra comercial para defender o seu colega líder da tentativa de golpe não só rompeu as relações entre os EUA e o Brasil, como também prejudicou as famílias americanas, que foram afetadas pelo que são, na prática, impostos”, afirmam. Eles destacam ainda que, diante da disputa, o Brasil aumentou suas exportações para a China, reduzindo os laços comerciais com os EUA.

Apelo pelo fim imediato das tarifas
No documento, os parlamentares pedem que Donald Trump encerre “imediatamente seus esforços para minar a democracia brasileira” e suspenda as tarifas impostas contra o Brasil. “Só então poderemos trabalhar para reconstruir essa parceria fundamental”, afirmam os signatários.

A condenação de Bolsonaro também provocou reações no Executivo estadunidense. O secretário de Estado, Marco Rubio, classificou a decisão do STF como injusta e prometeu resposta “adequada a esta caça às bruxas”.