Flotilha humanitária com Greta Thunberg e brasileiro parte para Gaza

Dezenas de embarcações saíram de Barcelona, na Espanha

Por JB INTERNACIONAL

Greta Thunberg

Dezenas de embarcações da missão Global Sumud Flotilla, que pretende enviar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, partiram neste domingo (31) de Barcelona, na Espanha, rumo ao enclave palestino.

Os barcos da flotilha estão levando cerca de 300 ativistas, incluindo políticos e figuras internacionais conhecidas, como a sueca Greta Thunberg, a ex-prefeita de Barcelona Ada Colau e o brasileiro Thiago Ávila De acordo com a polícia catalã, por volta de cinco mil pessoas teriam se reunido no Moll de la Fusta, em Barcelona, para receber os ativistas que participam da ação.

A flotilha tem como principal objetivo "romper o cerco" de Gaza conduzido por Israel, que há anos realiza bombardeios diários no território para tentar eliminar o Hamas, e criar um corredor humanitário para levar ajuda aos moradores do enclave, que estão em uma situação extremamente delicada.

Ao todo, cerca de 50 embarcações de toda a Europa, inclusive da Itália, participarão da missão. Os barcos de Barcelona e Gênova darão início ao processo, já outros partirão na próxima quinta-feira (4) da Tunísia, da Grécia e da Sicília.

A previsão é que todos os barcos se encontrem em águas internacionais, de onde seguirão sua jornada para a Faixa de Gaza, com a participação de centenas de ativistas e voluntários de mais de 44 países. (com Ansa)