Itália reforça segurança para receber 250 mil fiéis para missa de entronização de Prevost

Cerimônia reunirá diversos líderes mundiais

Por JB INTERNACIONAL

Seis mil policiais estarão envolvidos, além de outras forças de segurança

O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, afirmou nesta sexta-feira (16) que a expectativa é de que a missa de posse do papa Leão XIV e o próximo evento do Jubileu reúnam cerca de 250 mil fiéis.

"Propusemos um método que funciona muito bem, estamos todos calibrados para um evento que exige a máxima participação. O número de delegações é altíssimo e há também o Jubileu das Confrarias, que já no sábado terá uma procissão muito exigente com a passagem de carros altíssimos. Será um fim de semana muito intenso", destacou.

Segundo ele, "o Papa estará às 9h, passeando com o papamóvel pela Via della Conciliazione até a Piazza Pia, para que os fiéis possam ir até lá, não precisando necessariamente ir à Praça São Pedro".

Gualtieri listou as forças em campo: "Serão 6 mil policiais, 300 bombeiros, 1,1 mil da Defesa Civil, 1.040 comissários de bordo, 1,1 mil soldados, e outros dois mil agentes".

As autoridades de Roma também anunciaram que vão implementar medidas para garantir a segurança e organização de possíveis visitas de líderes mundiais ao túmulo do papa Francisco, neste fim de semana.

Entre este sábado (17) e domingo (18), a capital da Itália deve receber diversos representantes de governos do mundo inteiro para a celebração da missa de posse, ou entronização, do papa Leão XIV, eleito o 267º líder da Igreja Católica. (com Ansa)