Descanse em paz: líderes de todo o mundo dão adeus a Francisco, o 'papa do Povo'

...

Por JB INTERNACIONAL

Francisco sorri após alguém ter colocado um chapéu em sua cabeça durante a audiência semanal do Papa no Vaticano, 12 de maio de 2021

Por toda parte, chefes de estados mundiais se manifestaram através das redes sociais para se despedir do pontífice que faleceu nesta segunda-feira (21), segundo a Santa Sé.

Líderes do continente europeu e americano falaram pelas redes sociais sobre o falecimento do papa Francisco, enaltecendo seu exemplo e legado à frente da Igreja Católica, lembrando de suas palavras de esperança e fé diante das adversidades pelas quais o mundo passa.

"A Europa lamenta o falecimento de Sua Santidade, o papa Francisco. Seu sorriso contagiante conquistou milhões de corações em todo o mundo. 'O papa do Povo' será lembrado por seu amor à vida, esperança pela paz, compaixão pela igualdade e justiça social. Que ele descanse em paz", escreveu a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, no X.

Friedrich Merz, líder do bloco União Democrata Cristã e União Social Cristã (CDU/CSU) da Alemanha e provável futuro chanceler, disse no X que o papa Francisco seria lembrado por seu compromisso com os mais vulneráveis da sociedade e o ainda chanceler alemão Olaf Scholz também se manifestou no X.

"Com a morte do papa Francisco, a Igreja Católica e o mundo perdem um defensor dos fracos, uma pessoa reconciliadora e afetuosa. Apreciei muito sua visão clara dos desafios que enfrentamos. Minhas condolências à comunidade religiosa em todo o mundo", escreveu Scholz.

A Casa Branca também expressou condolências pela morte do papa Francisco desejando que ele "descansasse em paz" e mais cedo, o vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, lamentou no X a morte do pontífice e afirmou "sempre me lembrarei dele pela homilia abaixo [republicada por Vance], que ele proferiu nos primeiros dias da [pandemia de] COVID-19. Foi realmente muito bonito. Que Deus o tenha em paz".

O presidente de Israel, Isaac Herzog, apresentou por meio de comunicado suas "mais profundas condolências ao mundo cristão e, em especial, às comunidades cristãs de Israel, a Terra Santa, pela perda de seu grande pai espiritual, Sua Santidade o papa Francisco. Ele era um homem de fé profunda e caridade sem limites, e dedicou sua vida a apoiar os pobres e a clamar pela paz".

A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni disse estar profundamente triste com a notícia da morte do papa Francisco, acrescentando que um grande homem e pastor está deixando este mundo.

"Esta notícia nos entristece profundamente, pois estamos perdendo um grande homem e um grande pastor. Tive o privilégio de ser sua amiga, recebendo seus conselhos e orientações, que nunca se apagaram, mesmo em tempos de provação e sofrimento", escreveu Meloni no X.

O gabinete do presidente da Argentina, Javier Milei, expressou suas condolências observando que ele se tornou o primeiro chefe da Igreja Católica da Argentina.

"O gabinete do presidente expressa suas condolências pelo falecimento do papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, que em 2013 se tornou o primeiro argentino a liderar a Igreja Católica e a governou com dedicação e amor", afirmou o gabinete em um comunicado oficial publicado no X.

Mais cedo, a Santa Sé informou que o papa Francisco faleceu na segunda-feira de Páscoa, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. O cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, informou que o papa Francisco faleceu às 07h35 (às 02h35, horário de Brasília).

No dia 23 de março, o papa Francisco recebeu alta do hospital após cinco semanas de tratamento intensivo para uma pneumonia aguda. Ele recebeu terapia de longo prazo e dois meses de repouso e estava começando a se exercitar sem os balões de oxigênio. (com Sputnik Brasil)