Trump declara guerra econômica global ao impor tarifas, afirma analista

Por JB INTERNACIONAL

Umur Tugay Yucel, analista político turco

As tarifas alfandegárias dos EUA são uma declaração de guerra econômica contra o mundo inteiro, disse à Sputnik Umur Tugay Yucel, analista político turco.

Yucel destacou que, ainda assim, a Turquia pode sair da guerra tarifária do presidente norte-americano, Donald Trump, com um mínimo de danos.

 "A tarifa alfandegária aplicável à Turquia é uma tarifa universal mínima de 10%. Em geral, vemos que a Turquia está na faixa de impostos mais baixa em comparação com outros países", ressaltou o analista.

Segundo ele, essa situação inevitavelmente traz riscos e oportunidades para a Turquia.

Por um lado, a situação pode criar problemas em questões como comércio, exportações e investimento estrangeiro nas relações com os EUA, continuou o analista.

"Especialmente quando as exportações da Turquia para os EUA se tornarem mais caras, o comércio poderá diminuir. Essas tarifas podem reduzir o interesse dos investidores dos EUA na Turquia", especificou Yucel.

No entanto, há outro lado da questão. A tarifa de 10% da Turquia está em uma posição favorável em comparação com países como a China, UE, Vietnã, Camboja e Índia, que têm taxas mais altas.

Assim, elaborou, se a competitividade das empresas turcas melhorar e for implementada uma nova política de exportação diretamente para os EUA, e não por meio da União Europeia, a Turquia poderá sair dessa política de Trump com o mínimo de danos, e até mesmo seu histórico comercial com os Estados Unidos poderá se tornar positivo. (com Sputnik Brasil)