MUNDO

G7 pede para Venezuela publicar resultados detalhados de votação

Chanceleres prestam solidariedade ao povo venezuelano

Por JB INTERNACIONAL
redacao@jb.com.br

Publicado em 31/07/2024 às 12:14

Alterado em 31/07/2024 às 12:14

A líder da oposição Maria Corina Machado e o candidato da oposição Edmundo González acenam enquanto se dirigem a apoiadores após os resultados das eleições concederem ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, um terceiro mandato, em Caracas, Venezuela Foto: Reuters/Gaby Oraa

Os ministros das Relações Exteriores do G7 pediram para as "autoridades competentes" da Venezuela publicarem os resultados das eleições presidenciais do último domingo (28) de forma detalhada e com total transparência.

Em nota, os chanceleres de Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, além de o alto representante da UE, apelam "aos representantes eleitorais que compartilhem imediatamente todas as informações com a oposição e observadores independentes".

"À medida que este processo se desenrola, pedimos a máxima moderação no país e uma solução pacífica, democrática e liderada pela Venezuela", acrescenta o texto.

Além disso, o G7 ressalta que "os relatórios de observadores independentes" levantaram sérias preocupações sobre os resultados anunciados e a forma como o processo eleitoral se desenrolou, especialmente no que diz respeito às irregularidades e à falta de transparência no apuramento final dos votos.

Por fim, os ministros expressam solidariedade para a população da Venezuela, que exerceu pacificamente e em grande número o seu direito de voto no dia 28 de julho para dar um futuro ao seu país.
"É de fundamental importância que o resultado reflita a vontade do povo venezuelano", conclui o comunicado. (com Ansa)

Deixe seu comentário