MUNDO

Israel bombardeia reduto do Hezbollah no leste do Líbano

Ação ocorre após ataque do Irã ao território israelense

Por JB INTERNACIONAL
[email protected]

Publicado em 14/04/2024 às 09:21

Alterado em 14/04/2024 às 10:37

Representação gráfica do tráfego aéreo mostra o espaço aéreo sobre o Irã e o vizinho Oriente Médio às 0000 GMT, 14 de abril de 2024 Imagem: flightradar24.com/via Reuters

A aviação israelita bombardeou neste domingo (14) o Vale de Bekaa, um reduto do grupo xiita Hezbollah no leste do Líbano, longe da fronteira comum, num contexto de crescente tensão regional depois do ataque do Irã contra Israel.

O bombardeamento por "combatentes inimigos" teve como alvo a aldeia de Nabi Chit, no distrito de Baalbek, uma zona que já tinha sido alvo de vários ataques durante os últimos dois meses de combates, informou o jornal online Al Ahed News, propriedade do Hezbollah.

De acordo com a Agência Nacional de Notícias (ANN) libanesa, os projéteis atingiram um edifício na localidade, que ficou destruído com o impacto, enquanto as forças de segurança isolaram a área, sem que tenham sido registradas vítimas até ao momento.

A ação ocorre depois de o Irã ter lançado um grande número de mísseis e drones contra Israel na noite passada, em resposta ao bombardeamento de há duas semanas que destruiu o consulado iraniano em Damasco e matou sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo dois generais proeminentes.

O Líbano lidera a lista dos países com maior risco de serem arrastados para uma potencial escalada regional decorrente deste ataque sem precedentes, uma vez que o Hezbollah - um aliado próximo do Irã - tem estado envolvido em intensos confrontos com Israel há mais de meio ano.

Os confrontos, os piores desde a guerra travada entre a formação libanesa e o Estado judaico em 2006, concentraram-se sobretudo nas zonas fronteiriças, mas nos últimos dois meses Israel já tinha bombardeado o Vale de Bekaa em momentos de especial tensão. (com Agência Lusa)