JOGOS ELETRÔNICOS

UFC: Confira as mudanças no antidoping em 2024

Empresa famosa por parceria nos últimos anos encerra contrato e aponta lutador como pivô do desacordo; confira os detalhes

Por JB GAMES

Publicado em 18/12/2023 às 08:52

Alterado em 01/02/2024 às 13:46

. Foto: Marco Garic/Divulgação

O UFC, principal organização de MMA do mundo, terá mudanças para 2024, relacionadas ao antidoping. A USADA, Agência Antidopagem dos Estados Unidos, não seguirá trabalhando com a entidade.

Travis Tygart, CEO da USADA, revelou no X, antigo Twitter, que Conor McGregor está liberado para voltar, mas que também não irão renovar o contrato com o Ultimate. Dessa forma, o acordo encerra em dezembro, então a empresa não ficará mais responsável pela coleta e análise das amostras.

Vale destacar que registrar palpites em plataformas como a Betfair no UFC já é bastante comum e a mudança não deve alterar isso. Portanto, os apostadores não serão afetados.

“Confirmamos que Conor McGregor está de volta à lista de atletas que poderão ser testados pela USADA desde domingo, dia 8”, disse parte do comunicado de Tygart, que completou.

“Infelizmente, nós não podermos saber se o UFC irá honrar tal janela de seis meses, pois a partir de 1/1/2024, a USADA não estará mais envolvida no programa antidoping do UFC”, finalizou.

Portanto, o comunicado surgiu mais como um desabafo e deixa claro que a situação com o lutador irlandês foi o principal fato para que a parceria realmente chegasse ao fim.

Relação estava abalada
O relacionamento entre USADA e UFC estava abalado pelas regras da empresa, que tinha uma janela de seis meses antes de submeter atletas a exames. Com isso, principalmente McGregor acabou ficando de fora de um possível evento em 2023. Desde 2015 no Ultimate, a USADA tem o seu programa de antidoping e é responsável pela coleta das amostras e punições disciplinares.

Vale destacar que alguns atletas reclamavam da empresa, como Paulo Borrachinha, que foi o lutador mais testado pela antidopagem com 135 exames em sete anos. Além disso, em 2023, foram 33. No antigo Twitter, agora X, ele chegou a falar em perseguição, já que chegou a fazer quatro coletas em uma semana.

Outros lutadores também foram para as redes sociais e até zombaram da situação. Gilbert Burns, o Durinho, postou imagem de Conor McGregor bem mais magro e outra forte, em alusão a remédios ilegais para os músculos.

Na mesma linha, o comentarista Ben Davis provocou Jon Jones, atual campeão dos pesos-pesados e que já foi flagrado diversas vezes em exames antidoping.

Nova empresa é anunciada
O vice-presidente sênior de saúde e performance dos atletas, Jeff Novitzky, não gostou nem um pouco do comunicado da USADA, que deixou claro que o fim do vínculo se deu após uma a pressão envolvendo a liberação de Conor McGregor, que já insinuou sua aposentadoria diversas vezes, mas continua lutando.

Em suas redes sociais, Novitzky disse que a narrativa da empresa é falsa, “é lixo”. Ele destacou que o UFC tem os seus princípios de integridade, lealdade e transparência e isso não irá mudar.

Por fim, ainda anunciou que a Drug Free Sports International assume como nova agência responsável pelos exames do UFC a partir de janeiro de 2024.