No balanço do mar

Dançarinos de Contato Improvisação se apresentam neste domingo no Arpoador A praia do Arpoador será palco de muita movimentação neste domingo. Com apresentação às 19h, o 4º Contact in Rio, festival internacional de Contato Improvisação, desembarca na praia para mostrar uma forma diferente de movimentar o corpo. A dança, criada na década de 70 pelo bailarino e coreógrafo americano Steve Paxton, se utiliza das leis da física para explorar a relação entre os bailarinos. Entre os principais conteúdos estudados pelos praticantes, estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, atrito e a força da gravidade.

A técnica não deixa ninguém de fora, já que é uma ótima forma de recuperação motora e neurológica, e por isso também desenvolve abordagens para portadores de deficiência física, o que chamam de Danceability .

No domingo, os bailarinos vão apresentar uma Jam session , termo que definem como os momentos de culminância da técnica, quando a dança chega ao seu clímax. Aberta à praticipação do público, a dança é dirigida a toda pessoa, de qualquer idade, interessada em novas formas de interação, comunicação e expressão corporal.