A China dará um "forte apoio" à próxima reunião do G20, disse o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, ao ministro francês de Assuntos Exteriores, Alain Juppé, neste sábado em uma visita relâmpago do francês a Pequim.
Juppé, que chegou da Índia sem anúncio prévio, se encontrou em Pequim com Wang Qishan, que trata dos temas econômicos e financeiros do país, trouxe uma mensagem pessoal do presidente francês Nicolas Sarkozy.
O titular da diplomacia francesa viajou à China como "mensageiro pessoal" do presidente Sarkozy antes da reunião do G20 em Cannes (sudeste da França), indicaram fontes diplomáticas. Esta reunião marcará a ascensão das principais potências emergentes, com a China à frente.
"O governo chinês ajudará na organização desta reunião", disse o vice-primeiro-ministro. Segundo ele, a reunião de Cannes, na qual comparecerá o presidente chinês, Hu Jintao, "deve definir os rumos de uma recuperação estável, duradoura e equilibrada da economia mundial".