ASSINE
search button

Chefe de brigadas de segurança de Kadhafi chega a Níger

Compartilhar

Inúmeras pessoas ligadas a Muammar Kadhafi, entre elas Mansur Daw, chefe das brigadas de segurança, chegaram no domingo a Agadez (norte de Níger) procedentes da Líbia, informou nesta segunda-feira à AFP uma fonte tuaregue.

As outras pessoas, cujas identidades não foram reveladas, chegaram a Níger na companhia de Agaly Alambo, um dos líderes da rebelião tuaregue nigerina, e viajaram nesta segunda-feira para Niamey, capital do país, segundo a mesma fonte.

"Estas pessoas que chegaram com Agaly não são filhos nem parentes da família Kadhafi", declarou o porta-voz.

No entanto, outra fonte tuaregue declarou à AFP que Mansur Daw, ex-ministro da Comunicação e o ex-chefe de gabinete de Kadhafi, faz parte da delegação, rejeitando seu título de chefe das brigadas de segurança.

Agaly Alambo, chefe do Movimento dos Nigerinos pela Justiça (MNJ), principal frente da rebelião tuaregue que começou em 2007 na região de Agadez, foi viver na Líbia depois das hostilidades que terminaram no final de 2009 com a intervenção de Kadhafi.

No início da rebelião líbia, Agaly Alambo recrutou centenas de ex-rebeldes tuaregues para combater ao lado das forças do dirigente líbio.