Obama se reunirá com presidentes do Afeganistão e Geórgia

 

O presidente americano, Barack Obama, se reunirá no sábado com os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e da Geórgia, Mikhail Saakashvili, à margem da cúpula da Otan em Lisboa, informou a Casa Branca.

O anúncio do encontro de Obama com Karzai ocorre um dia após a reunião do presidente americano com seus principais assessores sobre os avanços militares no Afeganistão, e depois do presidente afegão pedir uma redução da presença militar americana e das incursões aéreas em seu país.

Quanto à reunião com Saakashvili, coincide com a presença de Dmitri Medvedev na cúpula da Otan. É a primeira vez que um presidente russo participa desta cúpula desde a guerra que Rússia e Geórgia travaram em agosto de 2008.

As Forças Armadas russas invadiram uma parte da Geórgia, aliada dos Estados Unidos, para repelir as forças georgianas que tentavam recuperar o controle da região separatista pró-russa da Ossétia do Sul.

Rússia e Otan mantêm relações desde 1991 e o conselho Otan-Rússia foi criado em 2002, mas algumas de suas reuniões e algumas áreas de cooperação foram suspensas durante sete meses após o conflito com a Geórgia.