Torre Eiffel e Campo de Marte evacuados após alerta de bomba

Agência AFP

PARIS - A Torre Eiffel e o Campo de Marte, parque público que fica nos arredores do monumento, foram evacuados pela polícia parisiense, esta terça-feira, após um alerta de bomba, constatou um jornalista da AFP no local.

"A sociedade que administra a Torre Eiffel recebeu uma ligação anônima por volta das 20h20" (locais, 15H20 de Brasília), informou à AFP um oficial da polícia parisiense.

"Unidades especiais, uma delas com cães farejadores, dirigiram-se ao local para fazer uma varredura na Torre Eiffel, andar por andar", acrescentou a fonte.

"Cerca de duas mil pessoas foram evacuadas", afirmou. O monumento, de 324 metros de altura, tem três andares abertos à visitação e é um dos principais pontos turísticos do mundo. A torre, que também tem dois restaurantes, costuma fechar às 23h00. Mais cedo, um policial que estava no local estimou em 25 mil o número de pessoas presentes quando o alerta foi emitido. Segundo ele, a evacuação havia começado pouco antes das 21h00. As pessoas, a maioria turistas franceses e estrangeiros, foram orientadas a permanecer nas margens do rio Sena e no setor leste do Campo de Marte, que é um parque público, enquanto a torre e seu entorno foram isolados, informou um jornalista da AFP no local. Cerca de dez carros da polícia podiam ser vistos dentro da área isolada. A Torre Eiffel foi construída em apenas dois anos pelo engenheiro francês Gustav Eiffel, como atração principal da Exposição Universal de 1889, celebrada em Paris, no centenário da Revolução Francesa.