Agência EFE
MOLDÁVIA, UCRNIA - Dezenove dos 20 ocupantes de um helicóptero Mi-8 morreram nesta segunda-feira na queda do aparelho em uma plataforma flutuante no Mar Negro, informou o consórcio gasístico-petroleiro Naftogaz Ukrainy.
O aparelho, com três tripulantes e 17 passageiros, caiu depois que a hélice de cauda tocou a plataforma Tavrida, comunicou o serviço de imprensa do consórcio citado pelas agências locais.
- Um dos ocupantes conseguiu sobreviver - disse Zemlianski, citado pelas agências locais.
Um oficial de guarda do Ministério de Emergências da Ucrânia disse à Agência Efe que a cauda do aparelho roçou uma das antenas da plataforma, após o que caiu na água.
O acidente aconteceu depois das 9h30 (3h30 de Brasília) e, segundo o ministro de Transporte, Iosif Vinski, o mais provável é que tenha acontecido um erro humano.
- O helicóptero, pelo que me foi informado, estava em perfeito estado, por isso que tudo indica o fator humano - disse Vinski um grupo de jornalistas.
O Mi-8 transportava 17 funcionários da Chernomornaftogaz, filial da Naztogaz, que iam substituir seus companheiros de trabalho na plataforma de perfuração, situada a cerca de 70 quilômetros do litoral.
Este é o segundo acidente sofrido por um helicóptero deste modelo em um mês: no dia 27 de março 12 guardas de fronteira e um civil morreram ao cair, também no Mar Negro, um Mi-8.
Os Mi-8, tripulados por três pilotos, são capazes de transportar 22 passageiros ou quatro toneladas de carga.