ASSINE
search button

Filipinas alertam para epidemia de dengue

Compartilhar

Agência EFE

ZAMBOANGA - As autoridades da saúde da região de Zamboanga, no sul das Filipinas, alertaram neste sábado, para a pior epidemia de dengue no país desde 2005, com 642 casos registrados no primeiro trimestre do ano.

Este número é quatro vezes maior que o total de contágios detectados no mesmo período de tempo há três anos, e é atribuído tanto à irregularidade da climatologia como à falta de conscientização dos cidadãos, assegurou o médico Aristedes Tan, diretor do Departamento de Saúde de Mindanao Ocidental.

Tan explicou que chove intensamente durante a noite, mas faz um intenso calor pelo dia, o que favorece a aparição de poços de águas paradas, habitat do mosquito transmissor da dengue.

As Filipinas registraram 411 mortes causadas pela dengue em 2007, 12% a mais que em 2006, segundo dados oficiais.