Bush anuncia visita à Rússia após cúpula da Otan

REUTERS

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou na quarta-feira que fará uma visita à Rússia no começo de abril para discutir questões estratégicas com seu colega Vladimir Putin, inclusive os planos norte-americanos para instalar um escudo antimísseis no Leste Europeu.

'Vou à Rússia. O presidente Putin me convidou para ir a Sochi (balneário no mar Negro) discutir o acordo estratégico, do qual uma parte crucial é a defesa de mísseis', afirmou Bush a jornalistas. 'Estamos confiantes em poder alcançar um acordo a respeito de algumas questões muitos importantes.'

A visita será depois da cúpula da Otan, de 2 a 4 de abril na Romênia, à qual Putin também deve assistir.

Bush já tem visita marcada à Croácia para imediatamente depois da cúpula, por isso a ida à Rússia poderia ficar para depois desse compromisso. Assessores do presidente disseram que os detalhes ainda estão sendo resolvidos.

A Rússia elogiou Bush pela viagem. Putin entrega o cargo em 7 de maio a Dmitry Medvedev e deve se tornar primeiro-ministro no novo governo.

'Estamos satisfeitos por o presidente dos EUA ter aceitado um convite feito antes pelo presidente Putin para visitar Sochi e discutir uma ampla gama de questões numa cúpula de trabalho', disse à Reuters o assessor de política externa do Kremlin, Sergei Prikhodko.