Delegação da Liga Árabe vai a Bagdá para promover reconciliação

JB Online

BAGDÁ - Uma delegação da Liga Árabe viaja nesta segunda-feira a Bagdá para promover a reconciliação nacional entre as diversas comunidades iraquianas, com o objetivo de colocar fim à violência naquele país, informou a imprensa iraquiana.

A visita é a primeira feita por altos responsáveis da organização pan-árabe ao Iraque em mais de um ano, já que, em vezes anteriores, não puderam viajar por razões de segurança.

A delegação da Liga Árabe, liderada pelo vice-secretário-geral para os Assuntos Árabes, Ahmad bin Hili, chegou nesta segunda-feira a Bagdá depois que a organização recebeu dos responsáveis iraquianos de que todas as forças políticas do país cooperarão com ela para que seja possível 'uma reconciliação nacional entre as diversas facções'.

A visita coincide com a vontade mostrada pela Liga Árabe de organizar em breve uma nova conferência de reconciliação nacional com todos os partidos políticos iraquianos.

A primeira conferência de reconciliação nacional promovida pela Liga Árabe aconteceu em novembro de 2005, dentro dos esforços dessa organização para conseguir a paz e a estabilidade no país.

Em janeiro, o governo iraquiano convocou para março a segunda reunião de reconciliação nacional, que deve ter a participação de todos os grupos políticos do país, depois que a primeira convocação, em novembro de 2006, teve pouco sucesso.