Agência EFE
RABAT - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, acredita que a conferência em Annapolis, nos Estados Unidos, é "uma ocasião histórica que devemos aproveitar", segundo declarações transmitidas neste sábado à noite pela principal rede de televisão marroquina.
- É necessário, pelo menos, se comprometer nesta experiência, porque não temos nada a perder - disse.
Abbas destacou que a comunidade internacional afirma seu apoio a esta iniciativa para garantir seu êxito, "o que prova que todo mundo está preocupado em reativar e apoiar o processo de paz".
O presidente da ANP disse que as duas partes (palestinos e israelenses), estão "em desacordo sobre todas as questões", e que os palestinos participarão desta conferência para dialogar sobre Jerusalém, os refugiados, as colônias, as fronteiras e outras questões importantes.
Abbas estimou o "apoio incondicional que o Marrocos não deixa de oferecer à causa palestina", e acrescentou que "o reino sempre apoiou as reivindicações legítimas dos palestinos, a aplicação do Mapa do Caminho, a iniciativa árabe de paz, as resoluções das Nações Unidas e acordos realizados com Israel".
O presidente da ANP ressaltou que "a posição do Marrocos esteve clara desde o início, como prova sua participação na reunião dos ministros de Assuntos Exteriores árabes e do comitê de acompanhamento da iniciativa árabe de paz, assim como esteve entre os primeiros a apoiar a participação nas negociações em Annapolis".
Abbas disse que os ministros de Assuntos Exteriores árabes, reunidos recentemente no Cairo, decidiram participar da reunião em Annapolis, levando em conta que o diálogo e o debate "permanecem sendo uma necessidade".
Antes de viajar a Annapolis, o presidente palestino fez uma escala na cidade marroquina de Fez, onde se reuniu com o rei Muhammad VI.