Portal Terra
LONDRES - Um dos principais procuradores de Portugal fez uma avaliação pessimista sobre as possibilidades de Madeleine McCann estar viva.
"Se ela foi seqüestrada, é natural que seu seqüestrador já a tenha matado", disse o procurador geral Fernando José Pinto Monteiro em entrevista à revista Visão. Madeleine desapareceu no dia 3 de maio, do apartamento em Praia da Luz, onde passava férias com os pais e irmãos.
A polícia, ao considerar o envolvimento dos pais no sumiço de Madeleine, também já declarou acreditar que a menina esteja morta, porém nunca de maneira tão explícita quanto o procurador Pinto Monteiro, segundo o jornal britânico Daily Mail.
O procurador se mostrou pessimista quanto à resolução do caso. Segundo ele, todas as linhas de investigação ainda são consideradas pela polícia e uma não exclui a outra.
A falta de dinheiro, de acordo com Pinto Monteiro, é um dos fatores que dificulta o avanço do inquérito.
"Mais recursos já foram gastos neste caso do que em qualquer outro", disse.
O procurador português criticou não só o fato de Kate e Gerry McCann, pais de Madeleine, terem contratado detetives para realizar uma investigação paralela, mas também a publicidade sobre o caso.
"Os McCann criaram um monstro de informações sobre o caso Madeleine, que, em seguida, perdeu o controle", disse Pinto Monteiro.