REUTERS
LONDRES - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, pediu desculpas nesta quarta-feira após autoridades de impostos terem perdido os dados de quase metade da população em um erro que causou uma nova crise em seu governo. A perda de dois discos de computadores com dados de 25 milhões de pessoas expôs as vítimas ao risco de fraude e é possivelmente o maior lapso na segurança de arquivos da Inglaterra.
Isto também aumentou a pressão contra a ministro das Finanças, Alistair Darling, que foi acusado pela oposição conservadora de cometer um erro espantoso. Ele já estava sob fogo pesado por causa do fiasco bancário envolvendo o banco hipotecário Northern Rock.
- Eu sinto profundamente e peço desculpas pelo transtorno e preocupações que foram causados a milhões de famílias - disse Brown ao Parlamento quando questionado sobre a perda dos dados.
- Quando enganos acontecem em procedimentos importantes nós temos o dever de fazer o que for possível para proteger o público - disse ele, prometendo uma revisão da segurança dos dados pessoais.
O governo disse que não existe evidências de que os discos, que desapareceram após serem enviados pela empresa holandesa de logística TNT NV, tenham caído nas mãos de criminosos.
Mas o líder conservador, David Cameron, disse: 'Milhões de pessoas hoje estão preocupadas com a segurança de suas contas bancárias e a segurança dos detalhes de suas famílias. Elas ficarão furiosas com o governo que falhou em seu primeiro dever de proteger o público'.