Rei da Arábia Saudita inicia visita oficial ao Reino Unido

Agência EFE

LONDRES - O rei da Arábia Saudita, Abdallah bin Abdul Aziz al-Saud, iniciou nesta terça-feira uma visita de Estado ao Reino Unido, a primeira de um monarca saudita em 20 anos, sob protestos contra o desrespeito aos direitos humanos no seu país.

O rei chegou na segunda-feira a Londres. Ele foi recebido oficialmente pela rainha Elizabeth II, em uma cerimônia na sede da guarda real, próxima ao Parlamento. Em seguida, foi para o palácio de Buckingham, onde é hóspede da rainha.

O Partido Liberal-Democrata, terceiro maior do país, e várias ONGs manifestaram o descontentamento com a viagem do rei. Eles criticaram os antecedentes da Arábia Saudita na área de direitos humanos.

Esta noite, a rainha oferecerá um banquete em homenagem a Abdallah.

Na quarta, dia 31, o rei se reunirá com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, com o príncipe Charles, herdeiro do trono, e com o líder do Partido Conservador (o maior da oposição), David Cameron.

Segundo a rede britânica "BBC", seis aviões sauditas chegaram a Londres com a comitiva real a bordo.

O pessoal do aeroporto de Heathrow demorou três horas para retirar a bagagem. Além disso, 84 limusines transportaram a delegação saudita até o Centro da capital.