ASSINE
search button

Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela impulsionam Banco da Alba

Compartilhar

REUTERS

HAVANA - Ministros de Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela afirmaram ter chegado a um acordo nesta sexta-feira em Havana sobre os instrumentos de financiamento do Banco da Alba, uma alternativa da esquerda latino-americana ao Fundo Monetário Internacional.

De acordo com a declaração do 2o Conselho de Ministros do grupo, aprovada nesta sexta na capital cubana, o projeto estaria 'praticamente concluído', pronto para uma cúpula presidencial programada para 20 de dezembro em Manágua.

- Foi acertada a realização de uma reunião do mais alto nível em 25 e 26 de outubro em Caracas, para adotar as decisões de organização correspondentes e preparar as diferentes alternativas para decidir temas como o aporte de capital inicial e outros de maior complexidade - relatou o documento.

As fontes de financiamento do Banco da Alternativa Bolivariana para as Américas não foram divulgadas.

A Venezuela, um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, tem financiado até o momento outros projetos de desenvolvimento na Bolívia, Cuba e Nicarágua, três países com sérios problemas econômicos.