REUTERS
JERUSALÉM - O Japão vai retomar a ajuda direta à Autoridade Palestina, depois da passar mais de um ano boicotando o extinto governo do Hamas, disse uma autoridade japonesa na segunda-feira.
- É uma assistência direta que atinge cerca de 20 milhões de dólares, a ser paga em oito parcelas - disse Ryuji Iwasaki, adido de imprensa da embaixada japonesa em Israel.
Iwasaki disse que os detalhes do pacote ainda estão sendo discutidos.
O Japão aderiu ao embargo internacional à ajuda à Autoridade Palestina depois que o grupo islâmico Hamas venceu as eleições parlamentares de 2006.
O presidente Mahmoud Abbas, da facção laica Fatah, dissolveu o gabinete do Hamas depois que o grupo islâmico assumiu o controle da Faixa de Gaza, em junho.
O pacote de ajuda foi anunciado durante uma visita do chanceler japonês, Taro Aso, à região.
O gabinete do novo premiê palestino, Salam Fayyad, disse que o dinheiro será usado principalmente para o funcionamento do governo de Abbas na Cisjordânia e para o fornecimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.