REUTERS
JERUSALÉM - Enviados do Quarteto de potências internacionais que tenta mediar a situação no Oriente Médio se reúnem na terça-feira que vem em Jerusalém pela primeira vez desde que o grupo islâmico Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza.
O governo israelense e diplomatas na cidade confirmaram na sexta-feira o encontro entre os representantes de Estados Unidos, Rússia, União Européia e Organização das Nações Unidas. Na segunda-feira, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, deve conversar pela primeira vez em dois meses com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.
- Estamos cientes de tal reunião do Quarteto, disse Miri Eisin, porta-voz de Olmert, depois de o representante russo para o Oriente Médio, Sergei Yakovlev, anunciar o evento.
Várias fontes diplomáticas ocidentais em Jerusalém também confirmaram o encontro de terça-feira.
- As coisas estão obviamente se desenvolvendo muito rápido, comentou uma delas.
Outro diplomata afirmou que o encontro não envolverá diretamente israelenses nem palestinos, e que seu foco será preparar uma outra reunião, na semana seguinte, com a presença do primeiro escalão do Quarteto, inclusive da secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice.
Em Bruxelas, funcionários da UE disseram que Rice, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, devem estar na segunda-feira em Paris para discutir a situação no Sudão, e talvez abordem também a questão do Oriente Médio. Mas o chanceler russo, Sergei Lavrov, não é esperado.
Um diplomata em Jerusalém disse que a reunião de terça-feira vai tratar das preocupações russas com a agenda do próximo encontro do Quarteto, que segundo essa fonte vai acontecer em Paris na semana seguinte.
O diplomata disse que Moscou tem restrições a um apoio mais enfático ao governo de emergência montado por Abbas contra seus rivais do Hamas e à nomeação do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, prestes a deixar o cargo, como mediador do Quarteto em tempo integral.