ASSINE
search button

Sete morrem em protesto no Afeganistão

Compartilhar

Agência EFE

CABUL - Pelo menos sete pessoas morreram durante um confronto entre simpatizantes do 'senhor da guerra' uzbeque-afegão Rashid Dostum e forças leais ao Governo de Cabul, ocorrido na província de Jowzjan, no Norte do Afeganistão, informaram fontes oficiais. Mil partidários de Dostum, que oficialmente ocupa o cargo de chefe do Estado-Maior afegão, se manifestaram em frente à sede do governador da província, Juma Khan Hamdard, para exigir sua renúncia e foram recebidos a tiros pela Polícia.

Os manifestantes queimaram bandeiras afegãs e fotografias do presidente, Hamid Karzai, e jogaram pedras contra a sede do Governo, além de tentar incendiá-la, segundo a versão oficial.

Uma testemunha disse por telefone que os seguidores de Dostum conseguiram tomar o edifício do Governo e tirar a bandeira afegã, içando no lugar a do 'senhor da guerra', um dos líderes da Aliança do Norte que expulsou os talibãs do poder em 2001, com ajuda dos Estados Unidos.

Rouhillah Samoon, porta-voz do governador, disse que a Polícia abriu fogo contra os manifestantes quando estes tentaram entrar na sede oficial e atiraram contra as forças policiais que custodiam o edifício.

A Polícia 'disparou em defesa própria, e alguns manifestantes podem ter ficado feridos', acrescentou.

O hospital de Shiberghan, capital da província, recebeu 41 feridos, dos quais seis morreram e 30 estão internados.