Agência EFE
CORÉIA DO SUL - A Coréia do Sul inaugurou nesta sexta-feira seu primeiro destróier equipado com o avançado sistema antimísseis balísticos Aegis, tornando-se o quinto país do mundo a possuir um navio deste tipo, depois de Estados Unidos, Japão, Espanha e Noruega.
O Aegis é um sofisticado radar utilizado por EUA e Japão como parte de seu escudo antimísseis. Ele permite combater simultaneamente diferentes inimigos, independentemente do ponto de origem do ataque.
Segundo a imprensa sul-coreana, o navio, inaugurado hoje na cidade portuária de Ulsan, no sudeste do país, custou aproximadamente US$ 1 bilhão. Ele está equipado com 16 mísseis mar-mar Haesung, 128 do tipo mar-ar e 32 mar-terra, além de torpedos.
O navio foi batizado Rei Sejong, em homenagem a um rei coreano do século XV. Ele é o mais poderoso da Marinha sul-coreana. Pesa 7.600 toneladas, tem 166 metros de comprimento, uma altura de 21 metros e pode navegar a uma velocidade máxima de 30 nós (55,5 km/h), com uma autonomia de 10 mil quilômetros.
O destróier é o primeiro dos três da sua classe previstos pelo Governo sul-coreano até 2012. Ele foi construído nos estaleiros da Hyunday e ficará em período de testes até o fim de 2008.
A potente tecnologia de radar foi criada pela empresa americana Lockheed Martin, e seu uso em navios tem se intensificado no Japão e EUA desde que a Coréia do Norte testou vários mísseis, em meados de 2006.
Até 2010, o Japão deve pôr em funcionamento quatro novos navios Aegis com um sistema de interceptação Standard Missile (SM-3).