REUTERS
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta segunda-feira que extremistas tentando derrubar o governo do Líbano "precisam ser contidos".
Após dois dias de batalhas entre o Exército libanês e militantes inspirados pela al-Qaeda, Bush disse à Reuters em uma entrevista a bordo do avião presidencial Força Aérea 1 que havia sido informado sobre a situação pela secretária de Estado, Condoleezza Rice.
- Extremistas que estão tentando derrubar essa jovem democracia precisam ser contidos. Certamente nós abominamos a violência em que inocentes morrem. E é uma triste condição quando se tem essa jovem democracia no Líbano sendo pressionada por forças externas - disse Bush.
Bush, profundamente desconfiado do papel da Síria no Líbano, não acusou Damasco diretamente de se envolver no conflito. A Síria nega acusações de que tem ligações com o grupo que luta contra as forças do governo libanês.
- Eu não sei sobre esse incidente em particular. Só farei acusações quando obtiver informações melhores, mas te direi que não tenho dúvida que a Síria estava profundamente envolvida no Líbano. Não há dúvida de que ainda estão envolvidos no Líbano - afirmou o presidente.