REUTERS
CANNES (FRANÇA) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu neste domingo manter o apoio do estado à indústria francesa do cinema e conservar a noção tradicional do país de sua 'identidade cultural única'.
- Tenho orgulho do nosso país, que personifica e defende sua identidade cultural única - disse um discurso feito em nome de Sarkozy pela recém-nomeada ministra da Cultura, Christine Albanel, no festival de cinema de Cannes.
- A França deve defender esse mecanismo fantástico de apoio financeiro, que não deve ser confundido com um subsídio simples - disse ela. - Cria um círculo virtuoso com a bilheteria, em que o dinheiro vai para a criação em um movimento que, esperamos, seja permanente.
Apesar da especulação generalizada de que ele apareceria pessoalmente no tapete vermelho, Sarkozy não visitou Cannes no domingo, mas a declaração feita por Albanel deixou o novo presidente firmemente alinhado com as políticas de seus antecessores.
A França mantém tradicionalmente um forte apoio do Estado à cultura, particularmente em áreas como a produção de filmes, e governos sucessivos vêem a rica herança cultural do país como um meio de promover a influência global da França.
O discurso também afirmou o compromisso de manter a linha firme da França em relação aos direitos de propriedade, uma prioridade importante em um país com uma enorme indústria de bens de luxo, que é vulnerável às cópias ilegais, assim como uma vibrante produção cinematográfica e musical.
- A revolução digital é uma oportunidade magnífica, da qual o festival tira vantagem, ao abrir suas portas para esse novo meio de distribuição - disse a ministra. O discurso, porém, adverte que as novas tecnologias também abrem a porta para a 'pirataria em massa'.
- Estarei vigilante nessa área. Todos têm que desempenhar o seu papel na luta pela proteção dos direitos. Vocês podem contar comigo.