Agência EFE
CIDADE DO VATICANO - A comissão permanente bilateral entre Israel e a Santa Sé se reunirá novamente no Vaticano em 21 de maio, após cinco anos, informaram nesta sexta-feira fontes vaticanas.
As reuniões da comissão bilateral permanente são mantidas há muito tempo para esclarecer alguns pontos legais e de propriedade reivindicados pela Igreja Católica, contidos no Acordo Fundamental de 1993, com o qual a Santa Sé reconheceu plenamente o Estado de Israel, e com o qual estabeleceu também relações diplomáticas.
A última reunião tinha ocorrido em 29 de janeiro em Tel Aviv, mas a delegação israelense não ia ao Vaticano desde 12 de março de 2002.
A próxima reunião no Vaticano tinha sido marcada para 29 de março, mas Israel a cancelou, devido às 'circunstâncias políticas internacionais', o que foi considerado pelos especialistas como uma interrupção brusca nas negociações.
O religioso David Maria Jaeger, porta-voz da Custódia franciscana da Terra Santa e um dos interlocutores com as autoridades israelenses, afirmou que 'ter retomado as negociações é algo muito positivo', em declarações à agência dos bispos italianos 'SIR'.