Agência EFE
PRISTINA (SÉRVIA) - O primeiro-ministro da Macedônia, Nikola Gruevski, afirmou nesta quinta-feira em Pristina que o país apóia o plano do mediador Martti Ahtisaari para uma solução em relação ao estatuto do Kosovo.
Gruevski se mostrou convencido de que o Conselho de Segurança da ONU chegará a uma decisão comum sobre o futuro estatuto da província sérvia, povoada por uma maioria de albaneses independentistas.
O Conselho de Segurança deveria aprovar uma resolução que define o futuro do Kosovo após um debate sobre o plano de Ahtisaari, que propõe para a província uma independência sob supervisão internacional.
Gruevski afirmou que o plano de Ahtisaari 'soluciona, entre muitas outras questões importantes, também o da fronteira' entre Macedônia e Kosovo.
A fronteira, embora estipulada entre Macedônia e Sérvia há anos, continua sem ser delineada na parte correspondente ao Kosovo devido à divergência albano-kosovares.
O primeiro-ministro do Kosovo, Agim Çeku, afirmou, após a reunião com Gruevski, que os albaneses esperam que uma nova resolução do Conselho de Segurança 'oficialize a independência' do Kosovo e pediu à Macedônia ajuda para a aproximação à União Européia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Gruevski se reuniu nesta quinta-feira em Pristina com o presidente do Kosovo, Fatmir Sejdiu, e o chefe da Missão das Nações Unidas no Kosovo (Unmik), Joachim Rücker.
O Kosovo está sob protetorado provisório da ONU desde o fim da guerra, em 1999, à espera de uma decisão sobre o estatuto final.