Agência EFE
PEQUIM - Um estudante chinês do ensino médio, de 17 anos, apunhalou seis colegas, dos quais dois morreram, num caso relacionado com as máfias juvenis, segundo informou hoje a agência oficial chinesa 'Xinhua'.
O incidente aconteceu na cidade de Maoming, na província de Cantão, no sul da China. Ontem à tarde, Wu Jianguo, estudante da Escola Secundária Número 3 do distrito de Dianbai, atacou seis companheiros com uma faca, ao pé de uma escada, e fugiu.
Um dos apunhalados morreu no local, e o segundo no hospital, depois de perder uma grande quantidade de sangue.
Dos quatro feridos, um teve que extirpar o rim esquerdo. Mas todos se encontram em situação estável, no hospital.
A Polícia anunciou poucas horas depois do ataque uma recompensa de US$ 3.750 pela detenção de Wu. Mas o adolescente se entregou na delegacia, acompanhado por seus pais.
A Polícia e a família de Wu se recusaram a falar sobre as causas do ataque. Mas um vizinho disse à 'Xinhua', em condição de anonimato, que um dos estudantes apunhalados tinha pedido a Wu um "pagamento por proteção' ontem mesmo.
O agressor se negou a pagar, alegando que já tinha dado a quantia total para todo o ano, segundo a fonte. Além disso, Wu teria pedido ajuda a um professor, que não fez nada.
- Meu filho quase não saía nunca convidou ninguém para nossa casa. Nunca mataria ninguém sem motivo - disse o seu pai, Wu Yunfang.
Os pagamentos por proteção, em que os estudantes são coagidos a dar dinheiro para não serem agredidos, são um tema freqüente na imprensa chinesa nos últimos anos.