REUTERS
WASHINGTON - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos derrubou facilmente nesta quinta-feira um projeto de lei pressionado por democratas anti-guerra para a retirada das tropas norte-americanas do Iraque no começo do próximo ano.
Em uma votação de 255 a 171, a Casa rejeitou a lei que iniciaria a retirada das tropas dentro de três meses. O Pentágono teria mais seis meses para finalizar a movimentação de tropas e efetivamente terminar com a guerra, que já dura quatro anos.
- Esta guerra é uma tragédia terrível e é hora de levá-la a um fim - disse o deputado democrata James McGovern, de Massachusetts. Mas o republicano Jerry Lewis chamou a legislação de "limitada e perigosa".
O próximo passo da Casa deve ser votar, ainda nesta quinta-feira, um projeto de lei dando verbas suficientes para a guerra no Iraque continuar por dois ou três meses, com a opção de aprovar mais verbas em julho. O presidente George W. Bush, que antes havia vetado uma tentativa do Congresso de unir a retirada das tropas com a questão do financiamento, havia prometido vetar esta medida.