ASSINE
search button

Vitória é a melhor cidade do Brasil em ranking da IFC

Compartilhar

Agência EFE

LIMA - Vitória obteve o melhor desempenho do Brasil e ficou em nono lugar geral no ranking latino-americano, com o menor tempo (20 dias) para conceder licenças de funcionamento a empresas, segundo o relatório 'Municipal Scorecard 2007' apresentado pela Corporação Financeira Internacional (IFC), entidade para o setor privado do Grupo do Banco Mundial.

Lima ficou em primeiro lugar, com 11 dias. O relatório apresentado na capital peruana mede os impedimentos enfrentados pelo setor empresarial para obter licenças de funcionamento e de construção em 65 cidades do Peru, Bolívia, Brasil, Honduras e Nicarágua.

El Progreso, de Honduras, ficou em último, com 367 dias para outorgar uma licença de funcionamento. O pior desempenho entre as prefeituras brasileiras pesquisadas foi de Manaus, com 123 dias.

O custo mais alto para tramitar uma permissão é o da cidade peruana de Huancayo, com 9,7% do PIB per capita, seguida de perto por São Luís. Na capital maranhense, o valor chega a 9,3%. Já em Porto Alegre o valor representa apenas 0,2%. A situação só é melhor em La Paz: 0%.

Uma das principais conclusões do relatório é de que o tamanho dos municípios não é um fator determinante para as reformas.

O relatório da IFC foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos do Governo Suíço e instituições locais dos setores público e privado dos cinco países.

As 25 cidades brasileiras pesquisadas foram Vitória, Londrina, Florianópolis, Joinville, Curitiba, São Bernardo do Campo, Porto Alegre, Salvador, São Luís, Maceió, Goiânia, Diadema, Campo Grande, Belo Horizonte, Teresina, Cuiabá, Aracaju, Fortaleza, Duque de Caxias, João Pessoa, Guarulhos, Recife, Belém, São Paulo e Manaus.

A segunda edição do relatório, em 2008, estenderá o estudo a 112 cidades e oito países da região.