Itzik tratará do plano de paz saudita com rei da Jordânia

Agência EFE

AMÃ - A presidente interina de Israel e titular do Parlamento, Dalia Itzik, chegou nesta quinta-feira a Amã para tratar com o rei Abdullah II da Jordânia sobre a iniciativa de paz saudita, destinada a resolver o conflito entre palestinos e israelenses.

Essa reunião faz parte de uma rodada de contatos que o monarca começou esta semana para pressionar o Governo de Israel a aceitar o plano, lançado na cúpula de Beirute de 2002 e resgatado agora na cúpula realizada em Riad nos dias 28 e 29 de março.

Essa proposta prevê o reconhecimento de Israel pelos países árabes em troca de o Estado judeu se retirar dos territórios ocupados desde a Guerra dos Seis Dias (1967): Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Golã. Israel saiu da Faixa de Gaza em 2005.

- Itzik viaja como presidente interina de Israel e como presidente do Parlamento em resposta a um convite pessoal do rei da Jordânia - disse à agência Efe o porta-voz do Parlamento israelense, Giora Pordes.

Abdullah II se reuniu esta semana com vários políticos e ativistas de Israel, Estados Unidos e dos territórios palestinos, entre eles o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Durante sua reunião com Olmert, o monarca hachemita pediu ao premier que consiga 'resultados concretos' em seus encontros periódicos com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Abbas está em viagem pela Europa para obter apoio para conseguir negociações de paz completas com Israel.